sexta-feira, 1 de junho de 2018




A sala de aula é lugar de projetos?

Aprendizagem é curiosidade, construir com os alunos novas formas de aprender que, com certeza, perpassam também pelos projetos de aprendizagem. Os projetos de aprendizagem se encaixam neste momento de aprendizagem criativa, desde que tornem possível articular os conteúdos curriculares, as diferentes mídias disponíveis e a aprendizagem dos alunos.

Para proporcionar aos alunos as mediações necessárias no decorrer do trabalho com projetos, é necessário que o professor tenha bem claro a intencionalidade pedagógica para saber conduzir o aluno de forma prazerosa no seu processo de aprendizagem. O professor é que irá criar situações para que o aluno busque o conhecimento, incentivando-o em suas descobertas, no estabelecimento de relações e na reconstrução do conhecimento.

Para que possamos desenvolver um projeto de aprendizagem promissor, que dará frutos e proporcionará ao aluno um autoconhecimento, precisamos conhecer o mesmo e sua realidade para tornar nossa proposta possível. Nas palavras de Vasconcellos (1999, p.107):

O conhecimento da realidade do aluno é essencial para subsidiar o processo de planejamento numa perspectiva dialética. Devemos ter em conta o aluno real, de carne e osso que efetivamente está em sala de aula, que é um ser que tem suas necessidades, interesses, nível de desenvolvimento(psicomotor, sócio afetivo e cognitivo), quadro de significações, experiências anteriores (histórias pessoais) sendo bem distinto daquele aluno ideal, dos manuais pedagógicos (marcados pelos valores de classe) ou do sonho de alguns professores. (VASCONCELLOS, 1999, p.107).

Desta forma, precisamos ter a capacidade de perceber em nosso aluno, suas reais necessidades de aprendizagem, para que os projetos de aprendizagem sejam o caminho mais curto para que ele desenvolva suas habilidades e sua criticidade.

Assim, trabalhar com projetos é trabalhar com integração, de conteúdos, de conhecimentos, de pessoas, de tecnologias, que garantam que o aluno desenvolva sua autonomia e sua autoria, sendo capaz de organizar suas próprias ideias e socializá-las com o grupo.


REFERÊNCIAS:

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino e Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 5ª ed. São Paulo: Libertad, 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário