sexta-feira, 28 de setembro de 2018




Construção do Projeto de Estágio

Meu projeto de estágio descreve o trabalho a ser realizado no Estágio Obrigatório para conclusão do curso de Pedagogia, ensino a distância, da UFRGS. Nele, então, constará o meu trabalho com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental onde, além de desenvolver a leitura e interpretação como essência pedagógica, a aprendizagem também será voltada para a construção de raciocínio lógico na adição e subtração. Como complemento, ações formativas farão parte do planejamento para vivenciar o respeito às diferenças e o acolhimento do outro, isto é, estabelecer relações construtivas para a vida em sociedade.

A prática pedagógica que procurarei trabalhar no meu estágio será baseada numa metodologia em que o professor é o mediador no processo de aquisição do conhecimento e na interação entre os alunos. Nas palavras de Contreras (2012,p.83): “[...] as qualidades profissionais que o ensino requer estão em função da forma em que se interpreta o que deve ser o ensino e suas finalidades”.

Com o apoio da Metodologia de Projetos, de Ensino e de Aprendizagem, a proposta pedagógica  explorará as relações entre o todo e as partes, buscando novas formas de ver os mesmos problemas, instigando os alunos a observar e a pensar, identificando o aluno como um todo, inter-relacionando aprendizagem com desenvolvimento. Nesta proposta, é possível buscar embasamento teórico nos estudos de Jean Piaget e de Lev Vygotsky, principais teóricos do interacionismo. Para complementar, as aulas serão enriquecidas com os princípios humanistas de Paulo Freire, onde a dialética contribui para respeitar e aproveitar os saberes de alunos e professores que podem construir o conhecimento juntos.

Tendo em vista as observações realizadas na escola e seu entorno, bem como com os alunos da turma, o planejamento pedagógico foi organizado envolvendo conceitos e experiências (abordagem sociocultural). Isso implica em um processo de aprendizagem pessoal do aluno, aproveitando seus conhecimentos prévios.Como a escola representa a sociedade em que vivemos, a sala de aula é o principal espaço de convivência para os alunos da turma, por esta razão a busca do conhecimento se tornou indissociável da prática social, onde os alunos precisam construir princípios de convivência que de forma positiva promovam sua inclusão na sociedade.

Portanto, estagiar nas séries iniciais será meu desafio, pois enquanto aluna do curso de Pedagogia construí muitos conceitos pedagógicos, na maior parte teóricos, o que precisam ser postos em prática para realmente validá-los. Trabalhar a alfabetização também é um grande campo de experiência e de interações com os alunos, o que, com certeza, qualificará minha bagagem profissional.

REFERÊNCIAS:

CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2012.



Um comentário:

  1. Janaína! Será que essa postagem se enquadra como Interpretativa ou Reconstrutiva? Vou deixar pra ti essa classificação para validarmos a postagem. Abraço, Betynha. (Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador Eixo VIII).

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