Observando o contexto
escolar que construímos o perfil de nossa turma. Quando elaboramos um
planejamento, é importante termos em mente os objetivos que queremos alcançar,
enquanto profissionais, e com nossos alunos. No entanto, o caráter flexível do
planejamento deve fazer parte de sua rotina, pois no exercício da docência,
imprevistos acontecem e devemos estar preparados para eles. Nas palavras de
Karling (1991, p.305):
Mesmo que tenhamos que fugir do
planejado, é importante ter feito o planejamento. O que importa é tornar a
aprendizagem eficiente, sem perda de tempo para os alunos. Se estes se
inclinarem para outro rumo, e o professor julgar isso de utilidade, deem-se
asas aos alunos (KARLING, 1991, p. 305).
Desta forma, a escola não
está isolada do mundo, ela se encontra em um contexto social que precisa ser
explorado e contextualizado juntamente com os alunos. É importante destacar que
neste processo estamos tratando com pessoas em toda a sua complexidade de
ideias e relações que, neste ambiente de convívio, se mostram presentes a todo
momento.
Outros elementos importantes,
que podem nos auxiliar a pensar e planejar o trabalho docente, são os espaços
da escola. No processo de ensinar e aprender, explorar a biblioteca, o pátio, o
refeitório, entre outros, pode ser uma opção para o desenvolvimento da
identificação do aluno com a teoria e a prática.
Portanto, neste caminho
cheio de alternativas e desafios que se descortina em nossa frente, quando
pensamos em planejamento, fica cada vez mais evidente que pensar a aula para a
realidade de nossos alunos ainda é o melhor caminho e a melhor forma de envolvê-los
naquilo que é trabalhado. O professor é a chave deste processo, pois com
sensibilidade e observação, o processo de ensinar e aprender se dará de forma
natural e prazerosa para professor e aluno.
REFERÊNCIAS:
KARLING, Argemiro Aluísio. A
Didática Necessária. São Paulo: IBRASA, 1991.
Janaína! Será que essa postagem aqui tem ligação com alguma dos semestres anteriores? Não procurei, mas acho que sim. Tenta fazer essa ligação. Coloca link pra gente conseguir acompanhar tua linha de raciocínio. Mãos a obra! Segue escrevendo, estou por aqui. Abraço, Betynha. (Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador Eixo VIII).
ResponderExcluir