sexta-feira, 7 de setembro de 2018




O papel do lúdico na escola

A escola precisa ser um lugar alegre e cheio de descobertas para o aluno. Nas séries iniciais, estas descobertas estão relacionadas com a curiosidade despertada nos alunos  através da capacidade de apreciar e refletir sobre as mais diversas formas de criatividade lúdica, tanto de forma individual como coletiva. Nas palavras de Comênio (1957, p.156):

Que sejam instruídos com o método muito fácil, não só para que não se afastem dos estudos, mas até para que eles sejam atraídas como para verdadeiros deleites, para que as crianças experimentem nos estudos um prazer não menor que quando, passam dias inteiros a brincar com pedrinhas, bolas, e corridas.(COMÊNIO, 1957, p.156).

A forma lúdica de ensinar e aprender leva o aluno a uma construção prazerosa do conhecimento, estabelecendo relações em que socializa e interage enriquecendo suas produções.

Desta forma, a imaginação do aluno deve ser exercitada continuamente, onde a escola deve ser o local motivador para isso, oportunizando ao aluno diversas formas de se expressar, levando-o a buscar e aprender cada vez mais.

Portanto, o trabalho da escola com o lúdico não pode ser isolado. Ele precisa  fazer parte do cotidiano do Professor em sala de aula, sendo integrado em ações pedagógicas que viabilizem o resgate do patrimônio lúdico enquanto expressão viva de nossas escolas.


REFERÊNCIAS:

COMÊNIO, João Amós. Didática Magna. 3 ed. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian,  1957.


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