O
papel do lúdico na escola
A escola precisa ser um
lugar alegre e cheio de descobertas para o aluno. Nas séries iniciais, estas
descobertas estão relacionadas com a curiosidade despertada nos alunos através da capacidade de apreciar e refletir
sobre as mais diversas formas de criatividade lúdica, tanto de forma individual
como coletiva. Nas palavras de Comênio (1957, p.156):
Que
sejam instruídos com o método muito fácil, não só para que não se afastem dos
estudos, mas até para que eles sejam atraídas como para verdadeiros deleites,
para que as crianças experimentem nos estudos um prazer não menor que quando,
passam dias inteiros a brincar com pedrinhas, bolas, e corridas.(COMÊNIO, 1957,
p.156).
A forma lúdica de ensinar e
aprender leva o aluno a uma construção prazerosa do conhecimento, estabelecendo
relações em que socializa e interage enriquecendo suas produções.
Desta forma, a imaginação do
aluno deve ser exercitada continuamente, onde a escola deve ser o local
motivador para isso, oportunizando ao aluno diversas formas de se expressar,
levando-o a buscar e aprender cada vez mais.
Portanto, o trabalho da
escola com o lúdico não pode ser isolado. Ele precisa fazer parte do cotidiano do Professor em sala
de aula, sendo integrado em ações pedagógicas que viabilizem o resgate do
patrimônio lúdico enquanto expressão viva de nossas escolas.
REFERÊNCIAS:
COMÊNIO, João Amós. Didática Magna. 3 ed. Lisboa : Fundação
Calouste Gulbenkian, 1957.
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