Um novo desafio começa: a
preparação para o estágio supervisionado. Este processo de aprendizagem, pela
qual todo graduando em Pedagogia precisa passar, nos preparará para exercer a
nossa função de ensinar, nosso papel de professor. Através deste processo,
podemos por em prática as teorias que trabalhamos, analisamos e debatemos em
nossas aulas na Universidade. Nas palavras de Silva; Sales (2012, p.2):
Teoricamente
o Estágio Supervisionado é a oportunidade de se colocar em prática tudo que foi
aprendido e discutido, um período onde se pode constatar se existe ou não
coerência com o dito e o feito. Estágio é tempo de aprendizagem que, através de
um período de permanência, alguém se prepara em algum lugar para aprender a
prática de um oficio para depois poder exercê-lo. Assim o estágio supõe uma
relação pedagógica entre quem já é profissional reconhecido em um ambiente
institucional de trabalho e um futuro profissional. (SILVA;SALES, 2012, p.2):
Na atividade de sala de
aula, percebemos que a teoria é fundamental e, a partir dela, poderemos dar
sentido a nossa prática. Neste contexto, ela dá suporte e condições para
exercermos nossa missão de proporcionar aos alunos experiências que
possibilitem sua transformação, enriqueçam sua vida e seu processo de
aprendizagem.
A etapa do processo de
estágio em que realizamos a observação da turma vai nos dar subsídios para
conhecermos melhor os alunos com os quais passaremos nove semanas. Ser capaz de
reconhecer cada aluno em sua individualidade proporcionará a descoberta da
melhor forma de trabalhar a diversidade da turma.
Ao mesmo tempo, a prática
pedagógica, a partir da análise do contexto da turma, precisa ser pensada
constantemente. A sala de aula não é um momento estanque, ela é viva, cheia de
desafios e frustrações que exigem de nós, professores, um recomeçar a cada dia,
procurando com nossas ações o melhor caminho para conduzir nossos alunos.
Portanto, é na realidade da
sala de aula que vamos confirmar nossa vocação de ensinar. A rotina, os
desafios, as dificuldades e as vitórias do dia a dia é que serão os alicerces
de nossa prática.
REFERÊNCIAS:
SILVA,
E. R.; SALES, A. A contribuição do estágio supervisionado para formação do
professor de matemática.2012.Disponível em: < http://livrozilla.com/doc/322436/acontribui%C3%A7%C3%A3o-do-est%C3%A1gio-supervisionado-para>.
Acesso em 13/09/18.
http://emc.ufsc.br/portal/2018/05/vagas-de-estagio-para-o-departamento-de-engenharia-mecanica/
(Imagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário