sábado, 15 de setembro de 2018




Um novo desafio começa: a preparação para o estágio supervisionado. Este processo de aprendizagem, pela qual todo graduando em Pedagogia precisa passar, nos preparará para exercer a nossa função de ensinar, nosso papel de professor. Através deste processo, podemos por em prática as teorias que trabalhamos, analisamos e debatemos em nossas aulas na Universidade. Nas palavras de Silva; Sales (2012, p.2):

Teoricamente o Estágio Supervisionado é a oportunidade de se colocar em prática tudo que foi aprendido e discutido, um período onde se pode constatar se existe ou não coerência com o dito e o feito. Estágio é tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se prepara em algum lugar para aprender a prática de um oficio para depois poder exercê-lo. Assim o estágio supõe uma relação pedagógica entre quem já é profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um futuro profissional. (SILVA;SALES, 2012, p.2):

Na atividade de sala de aula, percebemos que a teoria é fundamental e, a partir dela, poderemos dar sentido a nossa prática. Neste contexto, ela dá suporte e condições para exercermos nossa missão de proporcionar aos alunos experiências que possibilitem sua transformação, enriqueçam sua vida e seu processo de aprendizagem.

A etapa do processo de estágio em que realizamos a observação da turma vai nos dar subsídios para conhecermos melhor os alunos com os quais passaremos nove semanas. Ser capaz de reconhecer cada aluno em sua individualidade proporcionará a descoberta da melhor forma de trabalhar a diversidade da turma.

Ao mesmo tempo, a prática pedagógica, a partir da análise do contexto da turma, precisa ser pensada constantemente. A sala de aula não é um momento estanque, ela é viva, cheia de desafios e frustrações que exigem de nós, professores, um recomeçar a cada dia, procurando com nossas ações o melhor caminho para conduzir nossos alunos.

Portanto, é na realidade da sala de aula que vamos confirmar nossa vocação de ensinar. A rotina, os desafios, as dificuldades e as vitórias do dia a dia é que serão os alicerces de nossa prática.


REFERÊNCIAS:
SILVA, E. R.; SALES, A. A contribuição do estágio supervisionado para formação do professor de matemática.2012.Disponível em: < http://livrozilla.com/doc/322436/acontribui%C3%A7%C3%A3o-do-est%C3%A1gio-supervisionado-para>. Acesso em 13/09/18.


Nenhum comentário:

Postar um comentário