sábado, 1 de setembro de 2018



Observando o contexto escolar que construímos o perfil de nossa turma. Quando elaboramos um planejamento, é importante termos em mente os objetivos que queremos alcançar, enquanto profissionais, e com nossos alunos. No entanto, o caráter flexível do planejamento deve fazer parte de sua rotina, pois no exercício da docência, imprevistos acontecem e devemos estar preparados para eles. Nas palavras de Karling (1991, p.305):

Mesmo que tenhamos que fugir do planejado, é importante ter feito o planejamento. O que importa é tornar a aprendizagem eficiente, sem perda de tempo para os alunos. Se estes se inclinarem para outro rumo, e o professor julgar isso de utilidade, deem-se asas aos alunos (KARLING, 1991, p. 305).

Desta forma, a escola não está isolada do mundo, ela se encontra em um contexto social que precisa ser explorado e contextualizado juntamente com os alunos. É importante destacar que neste processo estamos tratando com pessoas em toda a sua complexidade de ideias e relações que, neste ambiente de convívio, se mostram presentes a todo momento.

Outros elementos importantes, que podem nos auxiliar a pensar e planejar o trabalho docente, são os espaços da escola. No processo de ensinar e aprender, explorar a biblioteca, o pátio, o refeitório, entre outros, pode ser uma opção para o desenvolvimento da identificação do aluno com a teoria e a prática.

Portanto, neste caminho cheio de alternativas e desafios que se descortina em nossa frente, quando pensamos em planejamento, fica cada vez mais evidente que pensar a aula para a realidade de nossos alunos ainda é o melhor caminho e a melhor forma de envolvê-los naquilo que é trabalhado. O professor é a chave deste processo, pois com sensibilidade e observação, o processo de ensinar e aprender se dará de forma natural e prazerosa para professor e aluno.

REFERÊNCIAS:

KARLING, Argemiro Aluísio. A Didática Necessária. São Paulo: IBRASA, 1991.


Um comentário:

  1. Janaína! Será que essa postagem aqui tem ligação com alguma dos semestres anteriores? Não procurei, mas acho que sim. Tenta fazer essa ligação. Coloca link pra gente conseguir acompanhar tua linha de raciocínio. Mãos a obra! Segue escrevendo, estou por aqui. Abraço, Betynha. (Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador Eixo VIII).

    ResponderExcluir