sexta-feira, 5 de outubro de 2018

ENSINAR MATEMÁTICA


Ensinar matemática é um aprendizado constante. Encontrar na nossa prática caminhos que facilitem a construção, pelo aluno, de conhecimentos matemáticos significativos é o nosso desafio enquanto professor. A prática docente é a peça chave no processo de aprendizagem do aluno. Abordar o conteúdo através de atividades de investigação, pesquisa e discussão de ideias acaba tornando prazerosas as descobertas e soluções elaboradas pelos alunos.

Estas práticas de análise e pesquisa farão o aluno perceber a matemática em sua volta. Nas nossas ações no cotidiano, usamos ferramentas sem ao menos perceber, como na compra e venda ou calculando distâncias e/ou tempo para chegar em algum local, entre tantas outras situações. Nas palavras de Rodrigues (2005, p.5):

É importante que a presença do conhecimento matemático seja percebida, e claro, analisada e aplicada às inúmeras situações que circundam o mundo, visto que a matemática desenvolve o raciocínio, garante uma forma de pensamento, possibilita a criação e amadurecimento de ideias, o que traduz uma liberdade, fatores estes que estão intimamente ligados a sociedade. Por isso, ela favorece e facilita a interdisciplinaridade, bem como a sua relação com outras áreas do conhecimento (filosofia, sociologia, literatura, música, arte, política, etc. (RODRIGUES, 2005, p.5)

Quando realizamos trocas de experiências com outras disciplinas, com outras culturas, enriquecemos o domínio da linguagem matemática, tornando o aluno capaz de atuar na sua realidade de forma produtiva, sendo capaz de estabelecer relações e resolver problemas.

Percebemos, porém, que na maioria de nossas salas de aula, a realidade é outra. O ensino é compartimentado, sem estabelecer relações interdisciplinares. O professor, muitas vezes, é cobrado para trabalhar cada vez mais conteúdos, tendo a obrigação de vencer o programa. Então, como mudar esta realidade? Acredito que a resposta esteja em encontrar um equilíbrio entre o que precisamos trabalhar com nossos alunos e as habilidades que precisam ser desenvolvidas por eles.

Portanto, trazer para a sala de aula situações do cotidiano é essencial. Também é indispensável contar um pouco da história da matemática, onde os alunos possam perceber que a matemática esteve presente em todos os tempos históricos, sempre com uma aplicabilidade. O professor, então, é nosso personagem principal, com a missão de tornar a aprendizagem instigante e, de forma criativa, inovar seu ensino para que os alunos construam um pensamento matemático real e significativo.

REFERÊNCIAS:

RODRIGUES, L. L. A Matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Brasília: UCB, 2005.


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