ENSINAR MATEMÁTICA
Ensinar matemática é um
aprendizado constante. Encontrar na nossa prática caminhos que facilitem a
construção, pelo aluno, de conhecimentos matemáticos significativos é o nosso
desafio enquanto professor. A prática docente é a peça chave no processo de
aprendizagem do aluno. Abordar o conteúdo através de atividades de
investigação, pesquisa e discussão de ideias acaba tornando prazerosas as
descobertas e soluções elaboradas pelos alunos.
Estas práticas de análise e
pesquisa farão o aluno perceber a matemática em sua volta. Nas nossas ações no
cotidiano, usamos ferramentas sem ao menos perceber, como na compra e venda ou
calculando distâncias e/ou tempo para chegar em algum local, entre tantas
outras situações. Nas palavras de Rodrigues (2005, p.5):
É
importante que a presença do conhecimento matemático seja percebida, e claro,
analisada e aplicada às inúmeras situações que circundam o mundo, visto que a
matemática desenvolve o raciocínio, garante uma forma de pensamento,
possibilita a criação e amadurecimento de ideias, o que traduz uma liberdade,
fatores estes que estão intimamente ligados a sociedade. Por isso, ela favorece
e facilita a interdisciplinaridade, bem como a sua relação com outras áreas do
conhecimento (filosofia, sociologia, literatura, música, arte, política, etc.
(RODRIGUES, 2005, p.5)
Quando realizamos trocas de
experiências com outras disciplinas, com outras culturas, enriquecemos o
domínio da linguagem matemática, tornando o aluno capaz de atuar na sua
realidade de forma produtiva, sendo capaz de estabelecer relações e resolver
problemas.
Percebemos, porém, que na
maioria de nossas salas de aula, a realidade é outra. O ensino é
compartimentado, sem estabelecer relações interdisciplinares. O professor,
muitas vezes, é cobrado para trabalhar cada vez mais conteúdos, tendo a
obrigação de vencer o programa. Então, como mudar esta realidade? Acredito que
a resposta esteja em encontrar um equilíbrio entre o que precisamos trabalhar
com nossos alunos e as habilidades que precisam ser desenvolvidas por eles.
Portanto, trazer para a sala
de aula situações do cotidiano é essencial. Também é indispensável contar um
pouco da história da matemática, onde os alunos possam perceber que a
matemática esteve presente em todos os tempos históricos, sempre com uma
aplicabilidade. O professor, então, é nosso personagem principal, com a missão
de tornar a aprendizagem instigante e, de forma criativa, inovar seu ensino para
que os alunos construam um pensamento matemático real e significativo.
REFERÊNCIAS:
RODRIGUES, L. L. A Matemática
ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Brasília: UCB, 2005.
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