sábado, 27 de outubro de 2018


REVENDO MINHA ESCRITA


Quando fazemos uma retrospectiva, nossa intenção é rever os acontecimentos passados e associá-los com o presente em busca do entendimento das mudanças ocorridas. Com a tarefa da interdisciplina Seminário Integrador VIII, do curso de Pedagogia, de revisitar nosso Portfólio de Aprendizagens, me deparei com um processo gradativo de evolução da minha escrita.

Partindo de uma postura descritiva das aprendizagens do curso, ao mesmo tempo em que aprendia a usar as ferramentas possíveis na construção do blog, fui experimentando novas formas de comunicação para aprimorar a contextualização das minhas aprendizagens. Aos poucos, então, a fundamentação teórica das interdisciplinas foi embasando minhas interpretações ao ponto de torná-las mais significativas, pois era fruto de muita pesquisa e discussão, incluindo uma prática mais coerente com minhas concepções teóricas.

Nesta linha, várias postagens referentes aos primeiros semestres do curso sinalizaram minha pesquisa no campo do desenvolvimento da aprendizagem, sob enfoque da Psicologia, o que me fez observar melhor meus alunos. Com um olhar nos estudos de alfabetização, procurei associar as transformações das crianças a seus condicionamentos em práticas pedagógicas onde a ludicidade se fez presente, não apenas como estimuladora, mas como essência de aprendizagem. Assim, minhas postagens foram refletindo aos poucos todo meu envolvimento com o estudo e com a prática das aprendizagens do curso, configurando meu papel de professora e de aprendiz constante. Este significado de sermos aprendizes eternos encontro nas palavras de Demo (2000, p. 56): "Teoria“ e ideologias precisam abrir caminhos, questionar todas as outras e sobretudo a si mesmas, olhar para o outro lado – isto é aprender”.

Questionar, então, foi algo que aprendi a praticar com mais frequência, pois a caminhada no curso de Pedagogia é maior e mais complexa do que conhecer e interpretar concepções pedagógicas. Ela envolve posicionamentos e escolhas, sejam de ideias ou de planejamentos, onde ser professor é uma busca constante de conhecimentos.


REFERÊNCIAS:

DEMO, Pedro. Conhecer & Aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Um comentário:

  1. Ualll Que reflexão! Que orgulho Janaína! Muito bacana o que conseguistes perceber da tua escrita. Parabéns! Conseguimos perceber na trajetória de tuas escritas uma professora em formação constante que foi longe. Consegue-se perceber aprendendo. Segue escrevendo. Estou por aqui, as vezes espiando as postagens de vocês. Abraço, Betynha. (Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador Eixo VIII).

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