domingo, 16 de junho de 2019

PPP - Caminho da Escola

Uma das funções principais de um Projeto Político Pedagógico é nortear, avaliar e redirecionar a gestão de resultado da aprendizagem de uma escola. Mas como isso se constrói? É importante destacar neste caso a participação de todos em um ato democrático que acompanha todo o universo escolar.

Na construção do meu portfólio de aprendizagem, na postagem Projeto Político Pedagógico , de junho de 2017 destaquei o caráter democrático e sua função norteadora dos processos de aprendizagem. Desde então, a ideia de participação e valorização de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem vem se tornando cada vez mais o alicerce de uma aprendizagem significativa. Esse caráter deve ser a essência das estratégias, que nós educadores precisamos traçar para atingir nossos objetivos.

Desta forma, minha experiência profissional e acadêmica cada vez mais ratifica minhas aprendizagens, da importância do documento e sua função na escola. O que mudou então? Refletir sobre o Projeto da Escola, se inteirar de seu conteúdo já faz parte de nosso cotidiano. No entanto, hoje vejo que não menos importante do que o teor deste documento é transferir o que está no papel para a sala de aula, fazer as ações e objetivos deste documento realmente acontecer.

O Projeto da escola precisa preparar o futuro na formação de nossos alunos, tornando-os pessoas capazes de refletir sobre a realidade e transformar seu mundo. Nas palavras de Orsolon (2001, p.18):

[...] compromisso com a formação do homem transformador, aquele capaz de analisar criticamente a realidade, desvelando seus determinantes sociais, políticos, econômicos e ideológicos, protagonista da construção de uma sociedade justa e democrática, superador dos determinantes geradores de exclusão. (ORSOLON, 2001, p. 18).

Então, a partir da construção de ideias e relações democráticas precisamos trazer para ações reais o que foi escrito coletivamente e fez parte de momentos de reflexão e articulação de todos os segmentos da escola.

Portanto, minhas aprendizagens me conduziram a reflexão da importância de fazer com o que a riqueza de ideais e ideais do Projeto Político pedagógico se faça presente no cotidiano da escola. Não de maneira utópica, na sua totalidade, sabemos que esta transposição é muito difícil, mas se cada profissional da educação ou indivíduo que faça parte da engrenagem da escola fizer sua parte, grande parte das construções teóricas poderão se concretizar na realidade da escola, com o objetivo maior de ressignificar a aprendizagem.

REFERÊNCIAS

ORSOLON, Luzia A. M. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001.


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