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PPP - Caminho da Escola |
Uma das funções principais
de um Projeto Político Pedagógico é nortear, avaliar e redirecionar a gestão de
resultado da aprendizagem de uma escola. Mas como isso se constrói? É
importante destacar neste caso a participação de todos em um ato democrático
que acompanha todo o universo escolar.
Na construção do meu
portfólio de aprendizagem, na postagem Projeto
Político Pedagógico , de junho de 2017 destaquei o caráter democrático e
sua função norteadora dos processos de aprendizagem. Desde então, a ideia de
participação e valorização de todos os envolvidos no processo de ensino
aprendizagem vem se tornando cada vez mais o alicerce de uma aprendizagem
significativa. Esse caráter deve ser a essência das estratégias, que nós educadores
precisamos traçar para atingir nossos objetivos.
Desta forma, minha
experiência profissional e acadêmica cada vez mais ratifica minhas
aprendizagens, da importância do documento e sua função na escola. O que mudou
então? Refletir sobre o Projeto da Escola, se inteirar de seu conteúdo já faz
parte de nosso cotidiano. No entanto, hoje vejo que não menos importante do que
o teor deste documento é transferir o que está no papel para a sala de aula,
fazer as ações e objetivos deste documento realmente acontecer.
O Projeto da escola precisa
preparar o futuro na formação de nossos alunos, tornando-os pessoas capazes de refletir
sobre a realidade e transformar seu mundo. Nas palavras de Orsolon (2001,
p.18):
[...]
compromisso com a formação do homem transformador, aquele capaz de analisar
criticamente a realidade, desvelando seus determinantes sociais, políticos,
econômicos e ideológicos, protagonista da construção de uma sociedade justa e
democrática, superador dos determinantes geradores de exclusão. (ORSOLON, 2001,
p. 18).
Então, a partir da
construção de ideias e relações democráticas precisamos trazer para ações reais
o que foi escrito coletivamente e fez parte de momentos de reflexão e
articulação de todos os segmentos da escola.
Portanto, minhas
aprendizagens me conduziram a reflexão da importância de fazer com o que a
riqueza de ideais e ideais do Projeto Político pedagógico se faça presente no
cotidiano da escola. Não de maneira utópica, na sua totalidade, sabemos que
esta transposição é muito difícil, mas se cada profissional da educação ou indivíduo
que faça parte da engrenagem da escola fizer sua parte, grande parte das
construções teóricas poderão se concretizar na realidade da escola, com o
objetivo maior de ressignificar a aprendizagem.
REFERÊNCIAS
ORSOLON, Luzia A. M. O
coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: O
coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
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