PROFESSOR LEITOR
Desenvolver o gosto pela
leitura, é o melhor caminho para aprender sempre. Aprender a ler não é só a
decodificação de códigos, mas principalmente a compreensão e interpretação do
que se lê, que nos dá uma base para que se estabeleça a construção da
cidadania.
Discutir, repensar e
valorizar a construção da leitura e escrita foi um desafio no meu processo de
aprendizagem, ao longo do curso de Pedagogia. Associar a escrita autoral à
compreensão do mundo com exposição de ideias é um desafio constante. O fato de
ler com frequência, ser alfabetizada, não me preparou para o desafio de usar as
informações da leitura para modificar e reconstruir minha prática. Um dos
exemplos de como repensei a leitura e a escrita estão expressos no portfólio de
aprendizagem, com o texto Leitura
e escrita, nosso compromisso, de junho de 2017.
Na época, destaquei a importância
de oportunizar a nossos alunos e a nós mesmos várias formas de leitura, ao
mesmo tempo prazerosa e significativa. Minha visão, olhando para traz, diz que
muito evolui e aprendi sobre o que é ler na sua totalidade. A leitura se tornou
uma prática que me faz absorver conhecimento, interiorizar minhas aprendizagens
e refletir sobre minha prática. Sobre a importância da leitura na atuação do
professor Silva (2000, p.25) destaca:
A
atualização do professor não visará somente ao conhecimento psicopedagógico e
ao conhecimento do conteúdo específico. O professor, independente da disciplina
que ensina, deverá refletir também sobre os fenômenos filosóficos, políticos e
econômicos. (SILVA, 2000, p.25).
Desta forma, o aperfeiçoamento
proporcionado na formação docente deve estar em constante construção. O
embasamento teórico que me foi proporcionando no curso de graduação, promoveu
um processo de criticidade, que se tornou necessário para analisar minhas ações
enquanto profissional da educação e, ao mesmo tempo, ser capaz de identificar
os pontos positivos dando cada vez mais sentido a minha escolha profissional.
Portanto, precisamos ler
sempre, para sermos exemplos para nossos alunos, o que promoverá a produção do
sentido para o conhecimento. As competências do professor leitor são essenciais
para encontrar a melhor forma de conduzir seus alunos, na descoberta da
importância e do prazer de ler.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O professor e o combate à alienação imposta.
4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
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