terça-feira, 21 de maio de 2019



PROFESSOR LEITOR

Desenvolver o gosto pela leitura, é o melhor caminho para aprender sempre. Aprender a ler não é só a decodificação de códigos, mas principalmente a compreensão e interpretação do que se lê, que nos dá uma base para que se estabeleça a construção da cidadania.

Discutir, repensar e valorizar a construção da leitura e escrita foi um desafio no meu processo de aprendizagem, ao longo do curso de Pedagogia. Associar a escrita autoral à compreensão do mundo com exposição de ideias é um desafio constante. O fato de ler com frequência, ser alfabetizada, não me preparou para o desafio de usar as informações da leitura para modificar e reconstruir minha prática. Um dos exemplos de como repensei a leitura e a escrita estão expressos no portfólio de aprendizagem, com o texto Leitura e escrita, nosso compromisso, de junho de 2017.

Na época, destaquei a importância de oportunizar a nossos alunos e a nós mesmos várias formas de leitura, ao mesmo tempo prazerosa e significativa. Minha visão, olhando para traz, diz que muito evolui e aprendi sobre o que é ler na sua totalidade. A leitura se tornou uma prática que me faz absorver conhecimento, interiorizar minhas aprendizagens e refletir sobre minha prática. Sobre a importância da leitura na atuação do professor Silva (2000, p.25) destaca:

A atualização do professor não visará somente ao conhecimento psicopedagógico e ao conhecimento do conteúdo específico. O professor, independente da disciplina que ensina, deverá refletir também sobre os fenômenos filosóficos, políticos e econômicos. (SILVA, 2000, p.25).


Desta forma, o aperfeiçoamento proporcionado na formação docente deve estar em constante construção. O embasamento teórico que me foi proporcionando no curso de graduação, promoveu um processo de criticidade, que se tornou necessário para analisar minhas ações enquanto profissional da educação e, ao mesmo tempo, ser capaz de identificar os pontos positivos dando cada vez mais sentido a minha escolha profissional.

Portanto, precisamos ler sempre, para sermos exemplos para nossos alunos, o que promoverá a produção do sentido para o conhecimento. As competências do professor leitor são essenciais para encontrar a melhor forma de conduzir seus alunos, na descoberta da importância e do prazer de ler.


REFERÊNCIAS:

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O professor e o combate à alienação imposta. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

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