Estudar sobre Gestão Escolar,
na Interdisciplina Organização do Ensino Fundamental, nos conduziu à construção
da ideia da participação do coletivo em todas as instâncias da comunidade
escolar. A valorização do diálogo, na construção coletiva das ações e decisões
que são tomadas na escola, precisa ter a participação de todos os segmentos
para serem validadas pelos mesmos e estarem de acordo com a realidade da
escola.
Na postagem Gestão
Escolar de 2017, um processo de
compreensão da real importância da
Gestão Escolar no processo democrático da escola pública me fez refletir sobre
meu trabalho enquanto gestora em uma escola municipal. A partir desta
interdisciplina e dos temas trabalhos, pude rever minha gestão e proporcionar
ao meu grupo de trabalho uma nova visão sobre a importância de se compartilhar
as decisões. Já que a escola é um local que é feito para suprir as necessidades
de uma comunidade, é necessário envolvê-la para tornar a escola um espaço
atraente e significativo para todos. Desta forma, o papel do gestor na escola
se solidifica com características que se destacam nas palavras de Luck (2009,
p.15):
Articula
e engloba as várias dimensões da gestão escolar e das ações educacionais, como
condição para garantir a unidade de trabalho e desenvolvimento equilibrado de
todos os segmentos da escola, na realização de seus objetivos, segundo uma
perspectiva interativa e integradora. (LUCK, 2009, p. 15).
Então, integrar a todos em
prol de um objeto no âmbito escolar dá significado e proporciona a interação
com seus pares. Com certeza, o principal objeto de uma escola é a aprendizagem
de seus alunos o que se dá também dando voz e valorização dos profissionais da
escola e a comunidade.
Deste modo, falar de gestão
democrática na escola é falar de luta, de relações sociais muitas vezes
conflituosas em suas diversidades, pois chegar a um consenso com opiniões
diversas não é uma tarefa fácil, trazendo para o gestor a responsabilidade de
garantir que seja par contempladas no cotidiano da escola, ações que garantam a
construção da cidadania.
No entanto, a gestão democrática
muitas vezes barra na pouca participação dos pais na escola. A família, um dos
elos mais importantes desta corrente democrática, precisa se fazer presente, e
sua ausência foi um dos entraves que também encontrei em minha gestão. Ao longo
desta minha caminhada de estudos aprendi que não podemos esperar por uma
solução, precisamos fazer acontecer, e na gestão democrática isto é
fundamental. Trazer os pais para a escola é uma missão do gestor pois
precisamos de trocas, diálogo e participação para que as decisões atinjam a
todos, visto que foram construídas por todos.
Portanto, a qualidade das
práticas da gestão democrática será determinante no andamento deste modelo na
escola. Encontrar meios viáveis de fazer este processo democrático acontecer,
firmando um compromisso com todos os segmentos da comunidade escolar, é um
passo importante em prol da qualidade da educação.
REFERÊNCIAS:
LUCK,
Heloisa. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Ed. Positivo.
Curitiba. 2009.
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