Por que, hoje, a tecnologia
é tão essencial na educação? Talvez porque, nós, professores, precisamos estar
envolvidos no universo de nossos alunos. A tecnologia é uma ferramenta que pode
proporcionar esta aproximação, o que é inevitável que sejam incorporadas as nossas
práticas em sala de aula.
Usar as Tecnologias de
Informação e Comunicação é um grande desafio que se descortina em nossa frente.
Para muitos professores é um universo totalmente inexplorado, para outros, é cheio
de possibilidades e oportunidades de proporcionar ao aluno novas formas de
aprender.
Muito desta falta de contato
com as tecnologias tem como base a formação profissional do Professor. Nas
palavras de Masetto (2004, p. 135):
Nos
próprios cursos de ensino superior, o uso de tecnologia adequada ao processo de
aprendizagem e variada para motivar o aluno não é tão comum, o que faz com que
os novos professores do ensino fundamental e médio, ao ministrarem suas aulas,
praticamente copiem o modo de fazê-lo e o próprio comportamento de alguns de
seus professores de faculdade, dando aula expositiva e, às vezes, sugerindo
algum trabalho em grupo com pouca ou nenhuma orientação.(MASSETTO, 2004,p.135).
Desta forma, a mediação
pedagógica tecnológica do professor fica prejudicada, pois o fato de não ser
capacitada na formação profissional, gera insegurança no dia a dia da sala de
aula. Por muito tempo a visão da educação tradicional, com transmissão de
conhecimento foi a metodologia usada em nossas escolas. Porém, esta visão
mudou. Hoje não podemos fazer de conta
que as tecnologias não são uma nova e produtiva proposta de construção do
conhecimento.
Portanto, as tecnologias
estão presentes no cotidiano de todos, mas não precisam ser utilizadas de
qualquer jeito, simplesmente pelo seu uso, mas sim de forma a realmente
colaborar com a formação do conhecimento, favorecendo a comunicação e a
interação entre professor e aluno.
REFERÊNCIAS:
MASETTO, Marcos, T. Mediação
pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos, T.;
BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed.
Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 133-173.
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