sábado, 7 de abril de 2018



Por que, hoje, a tecnologia é tão essencial na educação? Talvez porque, nós, professores, precisamos estar envolvidos no universo de nossos alunos. A tecnologia é uma ferramenta que pode proporcionar esta aproximação, o que é inevitável que sejam incorporadas as nossas práticas em sala de aula.


Usar as Tecnologias de Informação e Comunicação é um grande desafio que se descortina em nossa frente. Para muitos professores é um universo totalmente inexplorado, para outros, é cheio de possibilidades e oportunidades de proporcionar ao aluno novas formas de aprender.

Muito desta falta de contato com as tecnologias tem como base a formação profissional do Professor. Nas palavras de Masetto (2004, p. 135):

Nos próprios cursos de ensino superior, o uso de tecnologia adequada ao processo de aprendizagem e variada para motivar o aluno não é tão comum, o que faz com que os novos professores do ensino fundamental e médio, ao ministrarem suas aulas, praticamente copiem o modo de fazê-lo e o próprio comportamento de alguns de seus professores de faculdade, dando aula expositiva e, às vezes, sugerindo algum trabalho em grupo com pouca ou nenhuma orientação.(MASSETTO, 2004,p.135).

Desta forma, a mediação pedagógica tecnológica do professor fica prejudicada, pois o fato de não ser capacitada na formação profissional, gera insegurança no dia a dia da sala de aula. Por muito tempo a visão da educação tradicional, com transmissão de conhecimento foi a metodologia usada em nossas escolas. Porém, esta visão mudou.  Hoje não podemos fazer de conta que as tecnologias não são uma nova e produtiva proposta de construção do conhecimento.

Portanto, as tecnologias estão presentes no cotidiano de todos, mas não precisam ser utilizadas de qualquer jeito, simplesmente pelo seu uso, mas sim de forma a realmente colaborar com a formação do conhecimento, favorecendo a comunicação e a interação entre professor e aluno.

REFERÊNCIAS:

MASETTO, Marcos, T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos, T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 133-173.


Nenhum comentário:

Postar um comentário