A obra de Comenius nos leva a uma
realidade em que Teologia e Pedagogia se mesclam onde, em alguns momentos, fica
difícil separar o que se refere a uma ou a outra. Didática Magna foi publicada
pela primeira vez em 1657, e ao ler trechos de sua obra é possível uma
identificação imediata com suas ideias, nas palavras de Nicolay (2011, p.5):
A Didática Magna é o
esforço de um pedagogo em conciliar ciência e fé, em aproximar teologia e
empirismo, em artificializar o mundo natural e desartificializar o mundo
científico, em povoar a literatura infantil-pedagógica de imagens da natureza
com mensagens bíblicas, em prometer a salvação humana através do conhecimento,
ou melhor, em tornar o homem uma humanidade possível dentro das humanidades
pela descoberta de um Eu interior. (NICOLAY, 2011, p. 5).
É possível perceber que Comenius esteve
a par de todas as evoluções científicas de seu tempo ao ler sua obra, como a
primeira obra pedagógica ilustrada. Acredito que este material didático era
usado com o intuito de trazer a realidade para mais perto do aluno, acreditando
em sua capacidade de observar, dando subsídios a ele de explorar o mundo a
partir de suas descobertas.
Será que hoje se encontra no nosso
cotidiano escolar elementos da pedagogia de Comenius? A didática do autor
com certeza tem elementos que estão presentes no trabalho que desenvolvemos em
sala de aula. O autor destaca, por exemplo, que é preciso respeitar a
capacidade de compreensão do aluno. Para isso outros instrumentos precisam ser
inseridos neste processo onde o trabalho pedagógico tenha um enfoque
comprometido com a produção do conhecimento, pois a construção da aprendizagem
precisa sair das representações convencionais, já que ela não acontece da mesma
forma com todos os alunos.
A motivação, outro fator presente na
pedagogia do autor precisa fazer parte do nosso cotidiano. Motivar o aluno,
estimular sua curiosidade, dando a ele oportunidade para desenvolver sua
autonomia é fundamental para que ele aprenda realmente e de forma
significativa.
A participação dos alunos, com troca de
experiências e momentos de descontração que enriquecem nossa prática, pois nos
dão a oportunidade de observar nossos alunos e conhecê-los melhor. É preciso
ver e ouvir os alunos, e a partir daí montar estratégias que explorem suas
experiências, enriquecendo assim nossa prática, ponto importante destacado na
pedagogia de Comenius.
Portanto, é possível sim adaptar esta
obra a nosso cotidiano escolar, usando-a como alicerce na minha profissão,
construir com nossos alunos um bom relacionamento, baseado no respeito e no
afeto, possibilitando que sejam construídas relações pedagógicas
transformadoras.
REFERÊNCIAS:
NICOLAY, D. A. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. São Leopoldo:
Educação Unisinos, Janeiro/abril 2011. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/viewFile/187/178>. Acesso em: 14 abr. 2018
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