sábado, 28 de abril de 2018




PIAGET E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

A aquisição da linguagem é evidenciada em várias teorias e, entre elas, é importante destacarmos as concepções teóricas de Piaget. Sabemos que a construção de conhecimento se dá através de um processo cognitivo de aprendizagem bem como a aquisição da linguagem. Desta forma, a teoria piagetiana sugere que o desenvolvimento da inteligência está interligado com o desenvolvimento da linguagem. É preciso salientar, também, que a criança constitui sua inteligência a partir de sua interação com o mundo, com esquemas mentais que proporcionem a centrar-se na realidade. Segundo Fiorin (2008, p.22) em sua fala sobre os estudos de Piaget:

Para ele, a criança constrói o conhecimento com base na experiência com o mundo físico, isto é, a fonte do conhecimento está na ação sobre o ambiente. (...) está interação é entre a criança e o mundo. (...). Seu interesse não é pela linguagem per se, mas a linguagem como porta para a cognição. (FIORIN, 2008,P.222)

Analisando o pensamento, Piaget destaca que ele aparece antes da linguagem por ela ser apenas uma das suas formas de expressão. Desta maneira, a aquisição da linguagem está subordinada aos processos cognitivos da aprendizagem, onde possibilita que a criança invoque um fato ou objeto ausente na comunicação de conceitos.

A linguagem aparece no indivíduo a partir de um estágio do desenvolvimento cognitivo e o pensamento sofre a ação de fatores exógenos (interação social, pressão social, entre outros) sobre os processos endógenos. A teoria piagetiana sugere que o desenvolvimento da inteligência está interligado com o desenvolvimento da linguagem.

Considerando que Piaget, ao longo de seus estudos, renovou sua obra formulando uma teoria mais complexa, nos faz perceber que suas teorias podem ser vistas como formas de explicar e superar os reducionismos sociais, pois pela concepção atual, nem fatores inatos nem fatores adquiridos parecem determinar, por si só, tanto a aquisição da linguagem quanto a construção do conhecimento.


REFERÊNCIAS:

FIORIN, José Luiz. (org.). Introdução Linguística: I. Objetos Teóricos. 5ª ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

http://www.argomedo.cl/uncategorized/informacion-de-interes-para-nuestros-apoderados/(imagem)



Nenhum comentário:

Postar um comentário