sábado, 5 de maio de 2018





INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

A necessidade de repensar nossas práticas diante das demandas que administramos hoje em nossas salas de aula nos faz refletir sobre novos caminhos. A inovação pedagógica é um deles, pois é um processo que pode ressignificar as políticas e práticas tradicionais na educação, onde professor e aluno podem interagir num contexto histórico e social, construindo novas formas de pensar a partir da ação sobre o ambiente ou meio social. Nas palavras de Rojo (2012, p.27):

Vivemos em um mundo em que se espera (empregadores, professores, cidadãos, dirigentes) que as pessoas saibam guiar suas próprias aprendizagens na direção do possível, do necessário e do desejável, que tenham autonomia e saibam buscar como e o que aprender, que tenham flexibilidade e consigam  colaborar com urbanidade. (ROJO, 2012, p.27)

A inovação é desafio, reflexão e pesquisa. O professor precisa estar sempre aberto a novas experiências, visto que nossa profissão nunca é estática. Precisamos sempre estar em processo de construção e pesquisa de práticas alternativas para que possamos atender a diversidade de nossa sala de aula.

Com a prática de pesquisa, o professor se instrumentaliza de competências para refletir sobre a realidade e/ou cultura aproveitando as ferramentas atuais que possibilitam que ele rompa paradigmas e não apenas acrescente novidades.

Portanto, mudanças qualitativas são necessárias para que possamos superar as amarras da pedagogia tradicional, buscando um novo caminho para a construção do conhecimento dos nossos alunos. É necessária, então, uma reflexão sobre nossa prática, revendo nossas necessidades e inquietações. Precisamos buscar transformar o processo de aprender e ensinar em algo prazeroso, com propostas pedagógicas inovadoras que estruturem de forma significativa o cotidiano da sala de aula.


REFERÊNCIAS:

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

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