INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
A necessidade de repensar
nossas práticas diante das demandas que administramos hoje em nossas salas de
aula nos faz refletir sobre novos caminhos. A inovação pedagógica é um deles,
pois é um processo que pode ressignificar as políticas e práticas tradicionais
na educação, onde professor e aluno podem interagir num contexto histórico e
social, construindo novas formas de pensar a partir da ação sobre o ambiente ou
meio social. Nas palavras de Rojo (2012, p.27):
Vivemos
em um mundo em que se espera (empregadores, professores, cidadãos, dirigentes)
que as pessoas saibam guiar suas próprias aprendizagens na direção do possível,
do necessário e do desejável, que tenham autonomia e saibam buscar como e o que
aprender, que tenham flexibilidade e consigam
colaborar com urbanidade. (ROJO, 2012, p.27)
A inovação é desafio,
reflexão e pesquisa. O professor precisa estar sempre aberto a novas
experiências, visto que nossa profissão nunca é estática. Precisamos sempre
estar em processo de construção e pesquisa de práticas alternativas para que
possamos atender a diversidade de nossa sala de aula.
Com a prática de pesquisa, o
professor se instrumentaliza de competências para refletir sobre a realidade
e/ou cultura aproveitando as ferramentas atuais que possibilitam que ele rompa
paradigmas e não apenas acrescente novidades.
Portanto, mudanças
qualitativas são necessárias para que possamos superar as amarras da pedagogia
tradicional, buscando um novo caminho para a construção do conhecimento dos
nossos alunos. É necessária, então, uma reflexão sobre nossa prática, revendo
nossas necessidades e inquietações. Precisamos buscar transformar o processo de
aprender e ensinar em algo prazeroso, com propostas pedagógicas inovadoras que
estruturem de forma significativa o cotidiano da sala de aula.
REFERÊNCIAS:
ROJO, Roxane. Pedagogia dos
multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.;
MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial,
2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário