O processo de ensino e aprendizagem é construído a partir de um planejamento, sendo que o plano de aula é um instrumento importante neste processo. No plano, o professor tem condições de organizar os objetivos e as estratégias para obter sucesso, o que o torna imprescindível na tarefa docente. Nas palavras de Schmitz (2000, p.101):
“Qualquer
atividade, para ter sucesso, necessita ser planejada. O planejamento é uma
espécie de garantia dos resultados. E sendo a educação, especialmente a
educação escolar, uma atividade sistemática, uma organização da situação de
aprendizagem, ela necessita evidentemente de planejamento muito sério. Não se
pode improvisar a educação, seja ela qual for o seu nível.” (SCHMITZ, 2000,
p.101)
Precisamos considerar,
enquanto professores, o plano de aula como um ato político-social, pois a
autonomia dos alunos deve ser a linha norteadora do planejamento do professor.
O aluno, a partir da mediação do professor, precisa ser capaz de resolver
problemas, tomar decisões e estar apto a escolher qual melhor caminho a seguir.
Tanto a escola, quanto o
professor, tem um papel fundamental na formação humana de seus alunos. Por isso,
é tão importante que ministremos aulas com competência, baseando-as em um
planejamento estruturado e de acordo com a realidade da nossa sala de aula, bem
como da comunidade onde a escola está inserida.
Desta forma, o plano de aula
precisa ser o aliado do professor, sinalizando o seu trabalho de forma
positiva, sem amarras, dando condições a ele de analisar o desenvolvimento dos
seus objetivos, incluindo a avaliação de suas ações e os resultados obtidos com
seus alunos.
Portanto, Planos de Aula devem partir das necessidades da
aprendizagem, onde sua estrutura
contemple o desenvolvimento das habilidades nos alunos, dando significado e
valorizando o próprio conhecimento, além da participação em sociedade.
REFERÊNCIAS:
SCHMITZ,
Egídio. Fundamentos da Didática. 7ª Ed. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos,
2000. (p. 101 a 110).
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