sábado, 31 de março de 2018



ALFABETIZAÇÃO PARA TODOS


Falando em educação, acreditamos que ela é feita ao longo da vida. No entanto, concentramos nossas atenções apenas, muitas vezes, nos primeiros anos de escolaridade das crianças, esquecendo que o acesso à educação é um direito de todos, independentemente da idade. Valorizamos, com razão, a alfabetização, mas não a priorizamos como deveríamos quando falamos de jovens e adultos que não cumpriram as etapas formais de escolarização. Conforme a Unesco, em sua Recomendação para a Aprendizagem e Educação de Adultos (2017, p. 7):

A alfabetização é um componente fundamental da aprendizagem e da educação de adultos. Ela envolve uma progressão de níveis de aprendizagem e proficiência que permite aos cidadãos participar na aprendizagem ao longo da vida e participar plenamente na comunidade, no local de trabalho e na sociedade em geral. Ela inclui a capacidade de ler e escrever, para identificar, entender, interpretar, criar, comunicar e calcular, utilizando materiais impressos e escritos, bem como a capacidade de resolver problemas em um ambiente cada vez mais tecnológico e rico em informações. (UNESCO, 2017, p. 7).

Sendo assim, aprender envolve leitura e interpretação de todas as informações que fazem parte do nosso cotidiano. Viver em sociedade exige compreensão e interação para que possamos participar das oportunidades de crescimento ao longo de nossa vida. Desta forma, não podemos privar da funcionalidade da alfabetização, os indivíduos que, por motivos quaisquer, ficaram afastados da escolaridade formal.

Portanto, a EJA, Educação de Jovens e Adultos, vem ocupar um espaço imprescindível como modalidade de Educação Básica, combatendo a exclusão e a desigualdade social ao consolidar o direito à educação para todos. Ao buscar uma educação que atenda às diversas necessidades de aprendizagem, a EJA, ao concentrar suas ações na qualificação da alfabetização, aponta caminhos para que cada um construa a sua autonomia e participe ativamente da sociedade.

REFERÊNCIAS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário