sábado, 17 de março de 2018


ORALIDADE


Uma das formas de expressão da criança é a linguagem oral, onde ela desenvolve sua linguagem estimulada pela interação social com seus pares. Através da linguagem oral, a criança se comunica com o outro e expressa seus desejos. Nos processos de convivência, ela é influenciada e influencia a linguagem do grupo, diversificando suas capacidades comunicativas e ampliando sua forma de pensar.

A criança precisa ser estimulada para desenvolver sua oralidade. Quanto mais a criança relata experiências, dá recados, conta histórias, mais sua oralidade se desenvolverá de maneira significativa. De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil :

Considerando-se que o contato com o maior número possível de situações comunicativas e expressivas resulta no desenvolvimento das capacidades linguísticas das crianças, uma das tarefas da educação infantil é ampliar, integrar e ser continente da fala das crianças em contextos comunicativos para que ela se torne competente como falante. (BRASIL, 1998, p. 134)

Inserida na Educação Infantil, a criança tem a oportunidade de interagir e explorar a comunicação como elo social. As propostas educacionais, no entanto, devem se adequar a essas necessidades de integração e favorecer as trocas como meio de aprendizagem, não só social, mas linguística. Neste processo, então, qual o papel do professor?

Na aquisição e aprimoramento da língua, o professor tem papel fundamental pois pode conduzir a criança no desenvolvimento de sua oralidade, tornando-a cada vez mais fluente, organizando práticas que favoreçam o aprimoramento de sua fala e a ampliação de seu vocabulário. É um trabalho construtivo, contínuo e cognitivo pois exige respeito à singularidade da criança.


REFERÊNCIAS:

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, v. 3.


Um comentário:

  1. Janaína! 😘 Que bom que aborda esse tema aqui! Realmente a Educação Infantil é mesmo um espaço privilegiado para o desenvolvimento da oralidade. Falando as crianças comunicam e se entendem. Contudo, em casa pais e/ou responsáveis + cuidadores precisam estar atentos ao desenvolvimento da oralidade de suas crianças. E existem estratégias interessantes para estimular a fala. Dar sentido, fazer com que a criança dê recados e satisfaça as suas necessidades comunicando. 🤔 Lembrei agora de uma amiga que em suas formações de professoras sempre abordava o tema lembrando que "seres humanos" são os únicos dotados de fala. A fala comunica e nos representa. Hummmmm, ... Bom falar sobre isso, bom lembrar da amiga também.
    Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS - VII Eixo - Seminário Integrador) 😍

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