ORALIDADE
Uma das formas de expressão
da criança é a linguagem oral, onde ela desenvolve sua linguagem estimulada
pela interação social com seus pares. Através da linguagem oral, a criança se comunica
com o outro e expressa seus desejos. Nos processos de convivência, ela é
influenciada e influencia a linguagem do grupo, diversificando suas capacidades
comunicativas e ampliando sua forma de pensar.
A criança precisa ser
estimulada para desenvolver sua oralidade. Quanto mais a criança relata
experiências, dá recados, conta histórias, mais sua oralidade se desenvolverá
de maneira significativa. De acordo com Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil :
Considerando-se
que o contato com o maior número possível de situações comunicativas e
expressivas resulta no desenvolvimento das capacidades linguísticas das
crianças, uma das tarefas da educação infantil é ampliar, integrar e ser
continente da fala das crianças em contextos comunicativos para que ela se
torne competente como falante. (BRASIL, 1998, p. 134)
Inserida na Educação
Infantil, a criança tem a oportunidade de interagir e explorar a comunicação
como elo social. As propostas educacionais, no entanto, devem se adequar a
essas necessidades de integração e favorecer as trocas como meio de
aprendizagem, não só social, mas linguística. Neste processo, então, qual o
papel do professor?
Na aquisição e aprimoramento
da língua, o professor tem papel fundamental pois pode conduzir a criança no
desenvolvimento de sua oralidade, tornando-a cada vez mais fluente, organizando
práticas que favoreçam o aprimoramento de sua fala e a ampliação de seu
vocabulário. É um trabalho construtivo, contínuo e cognitivo pois exige
respeito à singularidade da criança.
REFERÊNCIAS:
BRASIL, Ministério da Educação
e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular
nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, v. 3.
Janaína! 😘 Que bom que aborda esse tema aqui! Realmente a Educação Infantil é mesmo um espaço privilegiado para o desenvolvimento da oralidade. Falando as crianças comunicam e se entendem. Contudo, em casa pais e/ou responsáveis + cuidadores precisam estar atentos ao desenvolvimento da oralidade de suas crianças. E existem estratégias interessantes para estimular a fala. Dar sentido, fazer com que a criança dê recados e satisfaça as suas necessidades comunicando. 🤔 Lembrei agora de uma amiga que em suas formações de professoras sempre abordava o tema lembrando que "seres humanos" são os únicos dotados de fala. A fala comunica e nos representa. Hummmmm, ... Bom falar sobre isso, bom lembrar da amiga também.
ResponderExcluirAbraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS - VII Eixo - Seminário Integrador) 😍