sábado, 24 de junho de 2017


Uma escola organizada é indispensável para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Implica no compromisso com todos os segmentos envolvidos na vida escolar, fazendo parte de um trabalho compartilhado. Pensar um projeto político pedagógico significa pensar que tipo de qualidade de ensino, concepção de cidadão e de sociedade se pretende construir.

A organização deste documento vem a partir de um processo de mudança, da antecipação do futuro, que prevê uma nova organização que irá ressignificar e sistematizar o dia a dia da escola, alicerçando o trabalho que é realizado em todos os ambientes escolares, dando voz e vez a todos os segmentos.

A escola, como ambiente educativo, deixou de ser um espaço isolado do mundo, pois nos dias atuais, ela revela uma dimensão política onde ações pedagógicas são construídas coletivamente, tanto na sala de aula, como fora dela, no seu entorno, por intermédio de um projeto político pedagógico autônomo e democrático. Nas palavras de Martins (1998):

A escola caracteriza-se como a institucionalização das mediações reais, para que a intencionalidade possa tornar-se efetiva, concreta histórica, a fim de que os objetivos intencionalizados não fiquem apenas no plano ideal, mas ganhem forma real. A escola é lugar de entrecruzamento do projeto coletivo da sociedade com os projetos existenciais de alunos e professores. É ela que torna educacionais as ações pedagógicas, à proporção que as impregna com as finalidades políticas da cidadania. (MARTINS, 1998, p.55)

Nesta perspectiva, reflete-se sobre uma escola maior, que não cabe em uma escola tradicional. Uma escola que requer um plano de trabalho democrático, que balize a qualidade da educação e a valorização da autonomia dos indivíduos envolvidos neste processo, que agregue força e pluralidade e que se adeque a realidade cultural do meio onde a escola está inserida.

Desta forma, o projeto político pedagógico precisa ser construído com a participação de todos para buscar uma ação organizada e transformadora, formando a base para se construir uma renovação das relações cotidianas de trabalho, que de forma coletiva, garantam o direito à educação, base para o exercício da cidadania.

REFERÊNCIAS:


MARTINS, Rosilda Baron. Educação para a cidadania: o projeto político-pedagógico como elemento articulador. In: VEIGA, I.P.A.; RESENDE, L.M.G. (org.). Escola: Espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.

http://educaja.com.br/2011/01/projeto-politico-pedagogico-como-elaborar.html (Imagem)

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