domingo, 11 de junho de 2017

LEITURA E ESCRITA,
NOSSO COMPROMISSO

A interação entre os sujeitos é promovida pela linguagem oral e escrita. Através da linguagem, os seres humanos se comunicam, transmitem e buscam informações, expressam seus pensamentos e sentimentos, argumentam e produzem conhecimento. Além disso, a linguagem nos dá suporte para exercermos nossa plena cidadania. Porém, para podermos  expressar nossos pensamentos,  nosso processo de alfabetização e letramento  tem que ser rico e eficaz.

A formação de leitores autônomos depende, em princípio, do ato de decifrar um texto escrito. Entretanto, embora a alfabetização seja a base para situações continuadas de aprendizagem formal e informal, a apropriação do aluno com a leitura e a escrita passa pelo convívio com textos que circulam em situações de comunicação. A capacidade de leitura e escrita envolve compreender o texto escrito que através de suas palavras atribui significado à realidade. Nas palavras de Kramer (2010):

Para tanto, é preciso estruturar o dia a dia escolar com base em atividades que são de trabalho produtivo e cooperativo e que, simultaneamente, reflete uma vontade das crianças em realiza-las, sendo feitas com prazer e interesse, pois tem para elas um sentido social, concreto e objetivo. (KRAMER, 2010, p. 104)


Então, trazer a escrita e a leitura para a responsabilidade de todos é um começo. Todas as áreas podem e devem contribuir para o aprimoramento dessas competências. Isso permite ampliar a diversidade de textos e cria situações em que os alunos podem interagir com seu objeto de aprendizagem de forma a trazê-lo mais perto de sua realidade.

Desta forma, as atividades de leitura usadas para que se solidifique a aprendizagem e se estabeleça o prazer de ler e escrever precisam ser propostas que favoreçam a interação do leitor com o texto, se estabelecendo um diálogo com o que foi lido.

Portanto, propiciar ao aluno o acesso a diferentes gêneros precisa fazer parte do cotidiano da sala de aula, através de formatos diferenciados como revistas, livros, vídeos, jornais, cartazes, computador etc. Não é somente na escola que os alunos têm contato com diferentes formas de comunicação, mas é nela que precisa haver um espaço privilegiado para a formação do leitor, essencial para práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.

REFERÊNCIAS:

KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em cursoSão Paulo: Ática, 2010.

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