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LEITURA E ESCRITA, NOSSO COMPROMISSO |
A interação entre os
sujeitos é promovida pela linguagem oral e escrita. Através da linguagem, os
seres humanos se comunicam, transmitem e buscam informações, expressam seus
pensamentos e sentimentos, argumentam e produzem conhecimento. Além disso, a
linguagem nos dá suporte para exercermos nossa plena cidadania. Porém, para
podermos expressar nossos
pensamentos, nosso processo de
alfabetização e letramento tem que ser
rico e eficaz.
A formação de leitores
autônomos depende, em princípio, do ato de decifrar um texto escrito.
Entretanto, embora a alfabetização seja a base para situações continuadas de
aprendizagem formal e informal, a apropriação do aluno com a leitura e a
escrita passa pelo convívio com textos que circulam em situações de
comunicação. A capacidade de leitura e escrita envolve compreender o texto
escrito que através de suas palavras atribui significado à realidade. Nas
palavras de Kramer (2010):
Para tanto, é preciso
estruturar o dia a dia escolar com base em atividades que são de trabalho
produtivo e cooperativo e que, simultaneamente, reflete uma vontade das
crianças em realiza-las, sendo feitas com prazer e interesse, pois tem para
elas um sentido social, concreto e objetivo. (KRAMER, 2010, p. 104)
Então, trazer a escrita e a
leitura para a responsabilidade de todos é um começo. Todas as áreas podem e
devem contribuir para o aprimoramento dessas competências. Isso permite ampliar
a diversidade de textos e cria situações em que os alunos podem interagir com
seu objeto de aprendizagem de forma a trazê-lo mais perto de sua realidade.
Desta forma, as atividades
de leitura usadas para que se solidifique a aprendizagem e se estabeleça o
prazer de ler e escrever precisam ser propostas que favoreçam a interação do
leitor com o texto, se estabelecendo um diálogo com o que foi lido.
Portanto, propiciar ao aluno
o acesso a diferentes gêneros precisa fazer parte do cotidiano da sala de aula,
através de formatos diferenciados como revistas, livros, vídeos, jornais,
cartazes, computador etc. Não é somente na escola que os alunos têm contato com
diferentes formas de comunicação, mas é nela que precisa haver um espaço
privilegiado para a formação do leitor, essencial para práticas sociais que
envolvem a leitura e a escrita.
REFERÊNCIAS:
KRAMER,
Sonia. Alfabetização, leitura e escrita:
formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.
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