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Livro Didático |
O livro didático foi elaborado com múltiplos objetivos, entre
eles, favorecer práticas educativas nas quais os alunos assumam uma postura
reflexiva sobre a aprendizagem e a produção do conhecimento. Espera-se que os
alunos possam interagir com o texto escrito, as imagens e as propostas de
atividades. Nas palavras de Saviani (2007):
[...] os livros didáticos serão o
instrumento adequado para a transformação da mensagem cientifica em mensagem
educativa. Nota-se, ainda, que, nesse caso, o livro didático é não somente o
instrumento adequado mas insubstituível, uma vez que os demais recursos não se
prestam para a transmissão de um corpo de conhecimentos sistematizados como o é
aquele que constitui a ciência produto (SAVIANI, 2007, p. 136).
Admitindo múltiplas formas de utilização, o professor deve
ser o mediador do processo de interação entre o livro didático e o aluno. O
professor tem papel fundamental para a formação leitora do aluno, o que implica
em interpretar e refletir sobre o que é lido, de forma que novos horizontes
sejam abertos para a leitura do mundo.
Desta forma, cabe ao professor desenvolver a melhor maneira
de trabalhar com esse material, assim como o melhor momento para que este
instrumento contribua de maneira eficaz para a dinâmica das aulas, com um
planejamento que seja compatível com o material e que contemple os objetivos.
É importante ressaltar que, com as mudanças que acontecem
hoje na sala de aula, a presença constante da tecnologia transforma o livro
didático, muitas vezes, em uma ferramenta descartável. Porém, a grande proposta
é escolher um material desafiador e relevante na construção da aprendizagem e
que atinja seu propósito ao ser um grande apoio ao trabalho do professor, mesmo que para tanto, necessite de uma complementação pedagógica onde só o professor pode atuar.
REFERÊNCIAS:
SAVIANI, D. Educação:
do senso-comum à consciência filosófica. 17 ed. Campinas, SP: Autores
Associados, 2007.
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