sábado, 17 de junho de 2017

Livro Didático
O livro didático foi elaborado com múltiplos objetivos, entre eles, favorecer práticas educativas nas quais os alunos assumam uma postura reflexiva sobre a aprendizagem e a produção do conhecimento. Espera-se que os alunos possam interagir com o texto escrito, as imagens e as propostas de atividades. Nas palavras de Saviani (2007):

[...] os livros didáticos serão o instrumento adequado para a transformação da mensagem cientifica em mensagem educativa. Nota-se, ainda, que, nesse caso, o livro didático é não somente o instrumento adequado mas insubstituível, uma vez que os demais recursos não se prestam para a transmissão de um corpo de conhecimentos sistematizados como o é aquele que constitui a ciência produto (SAVIANI, 2007, p. 136).

Admitindo múltiplas formas de utilização, o professor deve ser o mediador do processo de interação entre o livro didático e o aluno. O professor tem papel fundamental para a formação leitora do aluno, o que implica em interpretar e refletir sobre o que é lido, de forma que novos horizontes sejam abertos para a leitura do mundo.

Desta forma, cabe ao professor desenvolver a melhor maneira de trabalhar com esse material, assim como o melhor momento para que este instrumento contribua de maneira eficaz para a dinâmica das aulas, com um planejamento que seja compatível com o material e que contemple os objetivos.

É importante ressaltar que, com as mudanças que acontecem hoje na sala de aula, a presença constante da tecnologia transforma o livro didático, muitas vezes, em uma ferramenta descartável. Porém, a grande proposta é escolher um material desafiador e relevante na construção da aprendizagem e que atinja seu propósito ao ser um grande apoio ao trabalho do professor, mesmo que para tanto, necessite de uma complementação pedagógica onde só o professor pode atuar.

REFERÊNCIAS:

SAVIANI, D. Educação: do senso-comum à consciência filosófica. 17 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.


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