CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA |
A escola pública, em seu
processo de democratização, envolve o compromisso e a participação de todos
para que a escola realmente atinja os objetivos de uma educação de qualidade.
Os Conselhos Escolares representam colegiados que reforçam a ideia do
coletivismo e da busca de soluções que integram as demandas da comunidade onde
a escola está inserida.
Então, fomentar a
participação da comunidade é fundamental na composição do Conselho Escolar,
valorizando qualquer tipo de participação, pois é sabido que na realidade
escolar, não é uma tarefa fácil trazer para o rol de discussões os segmentos
que formam a escola.
Assim, falar em conselho
escolar não é só falar em um colegiado formado por pessoas que estabelecem
relações interpessoais, mas sim de pessoas que realmente se envolvam com a
estrutura da escola, com os
recursos, nas questões de debate e organização, promovendo ações que
efetivamente procurem resolver as contradições do cotidiano escolar. Conforme
Veiga (1998, p. 116):
O
Conselho Escolar deverá, portanto, favorecer a aproximação dos centros de
decisão dos atores. Isso facilita a comunicação, pois, rompendo com as relações
burocráticas e formais, permite a comunicação vertical e também horizontal. Sob essa ótica, O conselho
possibilita a delegação de responsabilidades e o envolvimento de diversos
participantes. È um gerador de descentralização. E, como órgão máximo de
decisão no interior da escola, procura defender uma nova visão de trabalho. (VEIGA,
1998, pág.116).
Desta forma, o espaço
escolar precisa ter um Conselho Escolar com participação ativa nas propostas de
construção da cidadania, superando uma organização muitas vezes restritiva e
burocrática para fortalecer um projeto de educação que cumpra a sua função
social que seja capaz de reconfigurar o conhecimento, estabelecendo de forma
coletiva, relações pedagógicas transformadoras.
REFERÊNCIAS:
VEIGA,
Z. de P. A. As instâncias colegiadas da
escola. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de. (orgs.). Escola: espaço do
projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.
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