sábado, 1 de julho de 2017

CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA

A escola pública, em seu processo de democratização, envolve o compromisso e a participação de todos para que a escola realmente atinja os objetivos de uma educação de qualidade. Os Conselhos Escolares representam colegiados que reforçam a ideia do coletivismo e da busca de soluções que integram as demandas da comunidade onde a escola está inserida.

Então, fomentar a participação da comunidade é fundamental na composição do Conselho Escolar, valorizando qualquer tipo de participação, pois é sabido que na realidade escolar, não é uma tarefa fácil trazer para o rol de discussões os segmentos que formam a escola.

Assim, falar em conselho escolar não é só falar em um colegiado formado por pessoas que estabelecem relações interpessoais, mas sim de pessoas que realmente se envolvam com a estrutura da escola, com os recursos, nas questões de debate e organização, promovendo ações que efetivamente procurem resolver as contradições do cotidiano escolar. Conforme Veiga (1998, p. 116):

O Conselho Escolar deverá, portanto, favorecer a aproximação dos centros de decisão dos atores. Isso facilita a comunicação, pois, rompendo com as relações burocráticas e formais, permite a comunicação vertical e  também horizontal. Sob essa ótica, O conselho possibilita a delegação de responsabilidades e o envolvimento de diversos participantes. È um gerador de descentralização. E, como órgão máximo de decisão no interior da escola, procura defender uma nova visão de trabalho. (VEIGA, 1998, pág.116).


Desta forma, o espaço escolar precisa ter um Conselho Escolar com participação ativa nas propostas de construção da cidadania, superando uma organização muitas vezes restritiva e burocrática para fortalecer um projeto de educação que cumpra a sua função social que seja capaz de reconfigurar o conhecimento, estabelecendo de forma coletiva, relações pedagógicas transformadoras.

REFERÊNCIAS:

VEIGA, Z. de  P. A. As instâncias colegiadas da escola. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de. (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998. 


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