sexta-feira, 22 de abril de 2016



Música e Aprendizagem

A aprendizagem precisa ser global, devendo ser estimulada de diversas formas, com atividades que desenvolvam o senso crítico, a ludicidade, a sensibilidade do educando. A música é a peça chave neste processo, pois pode tornar a aprendizagem prazerosa, trazendo para o cotidiano da sala de aula, os sons, a criatividade e a interação, desenvolvendo habilidades em nossos alunos.
O professor precisa criar situações que promovam a aprendizagem musical, trazendo para o convívio dos alunos diversos estilos, mas também compartilhar com eles suas vivências musicais. Não podemos esquecer que a música propicia um aprendizado emotivo com o mundo, pois a sensibilidade de cada um é estimulada através dos vários sons diários que fazem parte da nossa vida. Para Kebach(2009):
“Assim, aprender música depende também da oferta de vários estilos, incluindo a todos num processo de real desenvolvimento musical a partir de suas vivências pessoais e das trocas em grupo, sendo a apreciação, um aspecto fundamental no ensino da música”
(KEBACH, 2009,p.108)

Desta forma, além de apresentar a música como conteúdo do componente curricular Arte na educação básica, o professor precisa conduzí-la com a finalidade de ampliar as percepções dos alunos, onde, aprendendo a ouvir, apreciando os diferentes sons, desenvolvendo uma atitude reflexiva, o aluno seja capaz de se reconhecer parte do todo, tendo a música como fio condutor do desenvolvimento de suas habilidades.


REFERÊNCIAS:

KEBACH, Patrícia.Processos de interação social em ambiente de educação musical. In: BEYER,E.; KEBACH,P. (org.). Pedagogia da Música – experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009. p.97 – 108.

Um comentário:

  1. Janaína
    Trabalhar a música é benéfico, mas tem que ser planejada, fazer com que o aluno se envolva e reflita sobre ela.
    Abraços Luciane

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