Música e Aprendizagem
A aprendizagem precisa
ser global, devendo ser estimulada de diversas formas, com atividades
que desenvolvam o senso crítico, a ludicidade, a sensibilidade do
educando. A música é a peça chave neste processo, pois pode tornar
a aprendizagem prazerosa, trazendo para o cotidiano da sala de aula,
os sons, a criatividade e a interação, desenvolvendo habilidades em
nossos alunos.
O professor precisa
criar situações que promovam a aprendizagem musical, trazendo para
o convívio dos alunos diversos estilos, mas também compartilhar com
eles suas vivências musicais. Não podemos esquecer que a música
propicia um aprendizado emotivo com o mundo, pois a sensibilidade de
cada um é estimulada através dos vários sons diários que fazem
parte da nossa vida. Para Kebach(2009):
“Assim, aprender música depende também da oferta de vários
estilos, incluindo a todos num processo de real desenvolvimento
musical a partir de suas vivências pessoais e das trocas em grupo,
sendo a apreciação, um aspecto fundamental no ensino da música”
(KEBACH, 2009,p.108)
Desta forma, além de
apresentar a música como conteúdo do componente curricular Arte na
educação básica, o professor precisa conduzí-la com a finalidade
de ampliar as percepções dos alunos, onde, aprendendo a ouvir,
apreciando os diferentes sons, desenvolvendo uma atitude reflexiva, o
aluno seja capaz de se reconhecer parte do todo, tendo a música como
fio condutor do desenvolvimento de suas habilidades.
REFERÊNCIAS:
KEBACH,
Patrícia.Processos de interação social em ambiente de educação
musical. In: BEYER,E.; KEBACH,P. (org.). Pedagogia da Música –
experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação,
2009. p.97 – 108.
Janaína
ResponderExcluirTrabalhar a música é benéfico, mas tem que ser planejada, fazer com que o aluno se envolva e reflita sobre ela.
Abraços Luciane