ESCOLA E PROJETO
Rever a organização do trabalho
escolar e atualizar suas diretrizes faz parte do cotidiano de uma
escola.São ações que se preocupam em acompanhar as mudanças apresentadas pela
sociedade, e as necessidades de sua comunidade escolar.
A escola se fortalece com a
construção de um projeto político-pedagógico que norteia ações definidas
coletivamente. Desta forma, compromissos efetivados de forma participativa
reestruturam as ações de todos que participam do processo pedagógico, gerando
resultados concretos na prática pedagógica e na gestão escolar.
Para que isto aconteça, o
comprometimento de cada profissional com a missão da escola é fundamental,
visto que ações presentes apenas no papel não garantem as o alcance dos
objetivos propostos pela escola.
Um projeto para se tornar real,
envolve um convencimento de seus pares, culminando em um trabalho coeso e
constante, em que todos buscam um objetivo comum, finalizando numa construção
da cidadania local.
O projeto político-pedagógico, por
ser a alma da escola, é impregnado da realidade da comunidade escolar onde está
inserido. Seus profissionais devem conhecer e contemplar esta demanda para
canalizar os interesses dos educandos em um trabalho conjunto de conhecimento
em prol da cidadania. Este contexto fica evidente nas palavras de Severino:
"A
escola é o lugar de entrecruzamento do projeto coletivo da sociedade com os
projetos existenciais de alunos e professores. É ela que viabiliza as
possibilidades de ações pedagógicas dos educadores tornarem-se educacionais, na
medida em que as impregna das finalidades políticas da cidadania que interessa
os educandos." (Severino, 1991, p.66)
Neste sentido, é através da educação
que a cidadania pode se consolidar, desde que a proposta pedagógica da escola
seja democrática, que nela haja tolerância para os que pensam e agem diferente.
REFERÊNCIAS:
SEVERINO, Antônio J. A escola de 1º grau: organização e
funcionamento. São Paulo: FDE,
Ideias,v.11, 1991.
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