sábado, 2 de abril de 2016

ESCOLA E PROJETO
Rever a organização do trabalho escolar e atualizar suas diretrizes faz  parte do cotidiano de uma escola.São ações que se preocupam em acompanhar as mudanças apresentadas pela sociedade, e as necessidades de sua comunidade escolar.
 A escola se fortalece com a construção de um projeto político-pedagógico que norteia ações definidas coletivamente. Desta forma, compromissos efetivados de forma participativa reestruturam as ações de todos que participam do processo pedagógico, gerando resultados concretos na prática pedagógica e na gestão escolar.
Para que isto aconteça, o comprometimento de cada profissional com a missão da escola é fundamental, visto que ações presentes apenas no papel  não garantem as o alcance dos objetivos  propostos pela escola.
Um projeto para se tornar real, envolve um convencimento de seus pares, culminando em um trabalho coeso e constante, em que todos buscam um objetivo comum, finalizando numa construção da cidadania local. 
O projeto político-pedagógico, por ser a alma da escola, é impregnado da realidade da comunidade escolar onde está inserido. Seus profissionais devem conhecer e contemplar esta demanda para canalizar os interesses dos educandos em um trabalho conjunto de conhecimento em prol da cidadania. Este contexto fica evidente nas palavras de Severino:

     "A escola é o lugar de entrecruzamento do projeto coletivo da sociedade com os projetos existenciais de alunos e professores. É ela que viabiliza as possibilidades de ações pedagógicas dos educadores tornarem-se educacionais, na medida em que as impregna das finalidades políticas da cidadania que interessa os educandos."  (Severino, 1991, p.66)

Neste sentido, é através da educação que a cidadania pode se consolidar, desde que a proposta pedagógica da escola seja democrática, que nela haja tolerância para os que pensam e agem diferente.

REFERÊNCIAS:


SEVERINO, Antônio J. A escola de 1º grau: organização e funcionamento. São Paulo: FDE,           Ideias,v.11, 1991.

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