LIVRO - O CAMINHO DAS DESCOBERTAS
O livro é um instrumento de
transformação. Quando um professor escolhe um livro para trabalhar com seu
aluno precisa ter a consciência da importância que este livro possa ter na sua
realidade social.
A
literatura traz infinitas possibilidades no planejamento das atividades de aula,
incluindo a discussão de temas relevantes que promovem o crescimento do aluno,
desencadeando uma mudança na sua realidade.
Para
que o livro traga significado, o professor precisa ter sensibilidade em suas
escolhas, oferecendo títulos que abordem elementos relacionados com a
identidade daquele grupo, daquela comunidade. Neste tema, Gregorin Filho (2009) fala:
“O mais
importante é que, antes de o adulto, professor ou não, dirigir-se à criança com
receitas prontas sobre o que ler,[...], ele tenha a sensibilidade para perceber
o que ele deseja ler e ver, saiba ouvir o que a criança pensa sobre aquele
livro que lhe foi oferecido.” (GREGORIN FILHO, 2009,p.99)
Desta
forma, o professor precisa ser o mediador na construção de alunos leitores, não
impondo sua vontade e evitando influenciar na interpretação de seu aluno.
Portanto, o professor necessita conduzir o aluno na caminhada das experiências proporcionadas
pela leitura de um bom livro, estimulando o olhar da criança para que ela
estabeleça suas relações, construa seus valores e possa expressar suas
descobertas.
REFERÊNCIAS:
GREGORIN FILHO, José Nicolau.Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
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