sábado, 9 de abril de 2016

BRINCAR
                O brincar está presente na vida da criança desde muito pequena, fazendo parte do seu desenvolvimento psicossocial e de seus experimentos com a vida. O contato com o objeto e as possibilidades ilimitadas que ele propõe, estimulam as habilidades da criança, como memória, raciocínio, organização e a vivência das emoções.
                É na brincadeira que a criança se solta, com atitudes que não ocorrem em  seu dia a dia, demonstrando muitas vezes, comportamentos além de sua idade. Por isso, o brincar desenvolve na criança habilidades que se consolidarão e farão parte de sua vida adulta. Para Vygotsky (1998, p.137), “a essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais.”

                Portanto, o brincar estabelece relações da criança com a aprendizagem, onde suas experiências abastecem as diferentes competências com as quais ela chega à escola. Desta forma, a bagagem lúdica da criança deve ser contemporizada nas atividades escolares para que ela seja capaz de expressar sua identidade.
A socialização através de brincadeiras

REFERÊNCIAS:
 
Acervo Fotográfico da EMEF Albino Dias de Melo

VYGOTSKY, L. S. A fomação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Um comentário:

  1. Janaina... A criança aprende brincando...E brincando ela e feliz!!! Brincar não tem limite! Possibilita sonhar e imaginar, permite recriar o mundo, as próprias vivências, explorando a realidade, resgatando, pela criatividade e com criatividade a aprendizagem de forma lúdica. A criança pode transformar e produzir novos significados.

    Maluf (2003, p. 20),coloca que "... É importante a criança brincar, pois ela irá se desenvolver permeada por relações cotidianas, e assim vai construindo sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca"

    E nós como professores, não devemos temer essas situações e sim estar atentos para essa prática lúdica. Através da observação do brincar, podemos compreender as necessidades de cada criança, os seus níveis de desenvolvimento, a sua organização e, a partir daí, planejar ações pedagógicas.

    Bjooo. Tutora Gi

    ResponderExcluir