BRINCAR
O
brincar está presente na vida da criança desde muito pequena, fazendo parte do
seu desenvolvimento psicossocial e de seus experimentos com a vida. O contato
com o objeto e as possibilidades ilimitadas que ele propõe, estimulam as
habilidades da criança, como memória, raciocínio, organização e a vivência das
emoções.
É
na brincadeira que a criança se solta, com atitudes que não ocorrem em seu dia a dia, demonstrando muitas vezes, comportamentos
além de sua idade. Por isso, o brincar desenvolve na criança habilidades que se
consolidarão e farão parte de sua vida adulta. Para Vygotsky (1998, p.137), “a
essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do
significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento
e situações reais.”
Portanto,
o brincar estabelece relações da criança com a aprendizagem, onde suas
experiências abastecem as diferentes competências com as quais ela chega à
escola. Desta forma, a bagagem lúdica da criança deve ser contemporizada nas
atividades escolares para que ela seja capaz de expressar sua identidade.
A socialização através de brincadeiras |
REFERÊNCIAS:
Acervo Fotográfico da EMEF Albino Dias de Melo
VYGOTSKY, L. S. A fomação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Janaina... A criança aprende brincando...E brincando ela e feliz!!! Brincar não tem limite! Possibilita sonhar e imaginar, permite recriar o mundo, as próprias vivências, explorando a realidade, resgatando, pela criatividade e com criatividade a aprendizagem de forma lúdica. A criança pode transformar e produzir novos significados.
ResponderExcluirMaluf (2003, p. 20),coloca que "... É importante a criança brincar, pois ela irá se desenvolver permeada por relações cotidianas, e assim vai construindo sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca"
E nós como professores, não devemos temer essas situações e sim estar atentos para essa prática lúdica. Através da observação do brincar, podemos compreender as necessidades de cada criança, os seus níveis de desenvolvimento, a sua organização e, a partir daí, planejar ações pedagógicas.
Bjooo. Tutora Gi