Reflexão Sempre ...
Os
caminhos da educação perpassam pela reflexão, tanto do professor
quanto do aluno. No entanto, a autonomia da condução do processo
educacional é do professor, onde
a
pluralidade e a diversidade das nossas salas de aula precisam ter
ações criativas e experiências que multipliquem o saber.
É
necessário, que o professor esteja ciente de seu papel na condução
deste processo, atribuindo sentido à aprendizagem. A partir do
pensamento reflexivo, acontece a pesquisa de caminhos que estimulem
a construção da atitude autônoma do aluno. Segundo Alarcão(1996,
p.4):
Os
professores desempenham um importante papel na produção e
estruturação do conhecimento pedagógico porque refletem, de uma
forma situada, na e sobre a interação que se gera entre
conhecimento científico (no caso, de natureza linguística) e sua
aquisição pelo aluno, refletem na e sobre a interação entre a
pessoa do professor e a pessoa do aluno, entre a instituição escola
e a sociedade em geral. (ALARCÃO, 1996, p.4)
Assim,
é na prática que o professor experimenta teorias e vivencia a
pedagogia com o aluno. Sua rotina diária é um leque de situação a
serem analisadas e para contribuir com o conhecimento da realidade
da escola e do aluno.
Portanto,
refletir é o caminho. Refletir nossa prática, nossas escolhas, como
conduzimos os processos. Precisa fazer parte da rotina do professor a
reflexão sobre os processos de aprendizagem, a partir de condições
favoráveis para que esta atitude consciente aconteça.
Referências:
Olá Janaína!
ResponderExcluirTeu texto está muito bom, gostaria de perceber um pouco de você na produção.
Att,
Tutora Rocheli