domingo, 23 de abril de 2017


EXPERIÊNCIAS COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Fazer parte de um trabalho a partir de um projeto de aprendizagem  está sendo um desafio diário. Pesquisar a melhor forma de conduzir o processo com certeza nos traz uma aprendizagem diferente, que não faz parte  da minha rotina de trabalho. O desafio nos desestrutura, mas nos faz crescer, pois a busca pelo saber nos faz preencher nossas lacunas e superar nossas dificuldades.

A interdisciplina  Projeto Pedagógico em Ação , nos faz mergulhar nesta problemática, na estrutura do projeto , implantação e desenvolvimento do mesmo. Escolhi uma turma de 3ª série, após observar outras turmas da escola.  Minha escolha partiu do princípio da participação e da curiosidade, que esta turma demonstrou desde o início da proposta.

O primeiro passo do desenvolvimento do projeto nesta turma foi uma  fala inicial sobre o cuidado que devemos ter com nosso corpo, higiene , alimentação etc. Não foi direcionado nenhum questionamento, esperamos que surgissem deles as questões.

Não demorou muito para que fizessem inúmeras perguntas. As questões que surgiram espontaneamente foram escritas no quadro, Após todas as perguntas da turma serem lançadas, pedimos para que elegessem  as cinco perguntas que mais interessavam a eles, a partir daí por escolha deles os grupos foram montados, e foi dado o primeiro passo para o andamento do projeto de aprendizagem.


Esta experiência confirma que estimular o aluno a aprender é nosso papel, proporcionar a reflexão,  a troca, a ressignificação de informações, proporcionando ao aluno uma nova experiência em sala de aula, onde ele será o protagonista desta aprendizagem. Nas palavras de Hernandez (1998):

Com isso, a cultura escolar adquire a função de refazer e de renomear o mundo e de ensinar os alunos a interpretar os significados mutáveis com que os indivíduos das diferentes culturas e tempos históricos dotam a realidade de sentido. Ao mesmo tempo que lhes abre portas para compreender suas concepções e as de quem os rodeiam. (HERNANDEZ, 1998, p.28).

Assim, o mundo é um livro aberto para professores e alunos traçarem propostas de investigação, ampliando e refazendo ideias conforme novas experiências vão sendo vivenciadas. Cabe ao professor abrir estes caminhos para concretizar estes projetos de aprendizagem pois são eles que melhor oferecerão leituras significativas deste mundo.

Referências:


Imagens: Acervo EMEF Albino Dias de Melo

2 comentários:

  1. Olá Janaína!!
    Muito bom teu texto.
    O projeto já inicio? Como está sendo este desafio?
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir
  2. Oi Rocheli, sim já iniciei o projeto. Estou na etapa das elaboração das certeza e dúvidas. Está sendo muito emocionante perceber nos alunos o interesse e a curiosidade sendo despertada.

    ResponderExcluir