EXPERIÊNCIAS
COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Fazer parte de um trabalho a
partir de um projeto de aprendizagem
está sendo um desafio diário. Pesquisar a melhor forma de conduzir o
processo com certeza nos traz uma aprendizagem diferente, que não faz parte da minha rotina de trabalho. O desafio nos
desestrutura, mas nos faz crescer, pois a busca pelo saber nos faz preencher
nossas lacunas e superar nossas dificuldades.
A interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação , nos faz mergulhar
nesta problemática, na estrutura do projeto , implantação e desenvolvimento do
mesmo. Escolhi uma turma de 3ª série, após observar outras turmas da
escola. Minha escolha partiu do
princípio da participação e da curiosidade, que esta turma demonstrou desde o
início da proposta.
O primeiro passo do desenvolvimento do projeto nesta turma
foi uma fala inicial sobre o cuidado que
devemos ter com nosso corpo, higiene , alimentação etc. Não foi direcionado
nenhum questionamento, esperamos que surgissem deles as questões.
Não demorou muito para que fizessem inúmeras perguntas. As
questões que surgiram espontaneamente foram escritas no quadro, Após todas as
perguntas da turma serem lançadas, pedimos para que elegessem as cinco perguntas que mais interessavam a
eles, a partir daí por escolha deles os grupos foram montados, e foi dado o
primeiro passo para o andamento do projeto de aprendizagem.
Esta experiência confirma que estimular o aluno a aprender é
nosso papel, proporcionar a reflexão, a
troca, a ressignificação de informações, proporcionando ao aluno uma nova
experiência em sala de aula, onde ele será o protagonista desta aprendizagem.
Nas palavras de Hernandez (1998):
Com isso, a cultura escolar adquire a
função de refazer e de renomear o mundo e de ensinar os alunos a interpretar os
significados mutáveis com que os indivíduos das diferentes culturas e tempos
históricos dotam a realidade de sentido. Ao mesmo tempo que lhes abre portas
para compreender suas concepções e as de quem os rodeiam. (HERNANDEZ, 1998, p.28).
Assim, o mundo é um livro aberto para professores e alunos
traçarem propostas de investigação, ampliando e refazendo ideias conforme novas
experiências vão sendo vivenciadas. Cabe ao professor abrir estes caminhos para
concretizar estes projetos de aprendizagem pois são eles que melhor oferecerão
leituras significativas deste mundo.
Referências:
Imagens: Acervo EMEF Albino Dias de Melo
Olá Janaína!!
ResponderExcluirMuito bom teu texto.
O projeto já inicio? Como está sendo este desafio?
Att,
Tutora Rocheli
Oi Rocheli, sim já iniciei o projeto. Estou na etapa das elaboração das certeza e dúvidas. Está sendo muito emocionante perceber nos alunos o interesse e a curiosidade sendo despertada.
ResponderExcluir