sábado, 8 de abril de 2017




Reflexão Sempre ...

Os caminhos da educação perpassam pela reflexão, tanto do professor quanto do aluno. No entanto, a autonomia da condução do processo educacional é do professor, onde
a pluralidade e a diversidade das nossas salas de aula precisam ter ações criativas e experiências que multipliquem o saber.

É necessário, que o professor esteja ciente de seu papel na condução deste processo, atribuindo sentido à aprendizagem. A partir do pensamento reflexivo, acontece a pesquisa de caminhos que estimulem a construção da atitude autônoma do aluno. Segundo Alarcão(1996, p.4):

Os professores desempenham um importante papel na produção e estruturação do conhecimento pedagógico porque refletem, de uma forma situada, na e sobre a interação que se gera entre conhecimento científico (no caso, de natureza linguística) e sua aquisição pelo aluno, refletem na e sobre a interação entre a pessoa do professor e a pessoa do aluno, entre a instituição escola e a sociedade em geral. (ALARCÃO, 1996, p.4)

Assim, é na prática que o professor experimenta teorias e vivencia a pedagogia com o aluno. Sua rotina diária é um leque de situação a serem analisadas e para contribuir com o conhecimento da realidade da escola e do aluno.


Portanto, refletir é o caminho. Refletir nossa prática, nossas escolhas, como conduzimos os processos. Precisa fazer parte da rotina do professor a reflexão sobre os processos de aprendizagem, a partir de condições favoráveis para que esta atitude consciente aconteça.

Referências:


Um comentário:

  1. Olá Janaína!
    Teu texto está muito bom, gostaria de perceber um pouco de você na produção.
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir