sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Fotografia: registro e memória

O que é fotografia? Qual sua importância para o registro da história? Nas palavras de Pinto e Turazzi(2012, p.97):

Fotografar significa “escrever (grafar) com luz (foto)[...]Como o registro fotográfico se processa  com intermediação de uma máquina, considera-se a fotografia uma imagem técnica(por oposição ao desenho , à pintura etc.) e também uma imagem múltipla, pois de uma matriz foto-grafada realiza-se um número praticamente infinito de exemplares idênticos ou semelhantes.(Pinto; Turazzi, 2012, p. 97)

Desta forma, a fotografia pode compor o conhecimento histórico, sendo que toda fotografia é uma imagem visual que pode ativar a memória, pois é um registro de espaço e tempo, que contém uma história retratada naquele momento. Quando organizamos as fotografias para representar nossas memórias, as escolhas dependerão do significado que queremos dar a elas.

Organizar uma memória através de fotos é um processo de aprendizagem por conter registros visuais que nos remetem ao passado. Desta forma, também há possibilidade de manipulação quando organizamos as fotografias seguindo uma intencionalidade, que pode ser, inclusive, nossa memória afetiva.

Portanto, a fotografia promove um “recorte” da imagem, retrata um momento histórico, uma situação corriqueira, um momento qualquer, não importa. Nela estarão refletidas imagens que para alguém teve algum significado e por si só já representa sua importância como imagem de seu tempo.


REFERÊNCIAS:

PINTO, J. P.; TURAZZI, M. I. Ensino de história: diálogos com a literatura e a fotografia. São Paulo: Moderna, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário