domingo, 4 de dezembro de 2016



EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Na sociedade atual, a ideia de sustentabilidade vem da cultura em que estamos inseridos. Mudanças de comportamento precisam vir acompanhadas de conhecimento. Conhecer nosso planeta, nossa natureza, nossas reais necessidades de consumo, podem ser a base para mudar nossa visão de mundo.

Ao mesmo tempo em que gostamos do conforto e das facilidades que a tecnologia nos traz, também devemos pensar na sobrevivência do planeta. Não é possível evitar o progresso, mas precisamos ter uma visão realista de nossas necessidades usando os recursos naturais e tecnológicos de forma inteligente, garantindo que estes recursos sejam explorados de forma coerente, com sua manutenção e a preservação de todas as formas de vida.

Na história do mundo, as atividades humanas se desenvolveram a partir dos recursos do meio ambiente, desde a descoberta do fogo à magnitude tecnológica de uma usina hidrelétrica, que transforma um recurso natural tão precioso como a água em fonte de energia. No entanto, estas fontes não são inesgotáveis, o que envolve uma conscientização no manuseio destes recursos e na construção de uma educação ambiental permanente.

Assim, pensamentos e atitudes que sejam protetoras do meio ambiente devem embasar nosso olhar na análise das situações do cotidiano, onde muitas vezes nossa intervenção pode fazer a diferença. O respeito ao ambiente que nos cerca, aos saberes de um povo, sua percepção do mundo e da natureza precisam estar pautados pela sustentabilidade.

Esta realidade deve ser trazida e discutida em sala de aula, formar pessoas conscientes dos problemas ambientais e o papel de cada um na preservação do meio ambiente precisa fazer parte dos currículos escolares, não é mais possível dizer que o problema está em outro país, ele está do nosso lado, no nosso bairro, fazendo parte de nossa realidade. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):

O conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente. São exemplos dessas questões: a manipulação gênica, os desmatamentos, o acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão, o destino dado ao lixo industrial, hospitalar e doméstico, entre muitas outras. (Brasil, 1997,p. 22)


Portanto, refletir, discutir, argumentar sobre os problemas ambientais do planeta de forma dinâmica e prática, permite que o aluno se posicione diante de assuntos atuais.  É necessário, então, que se tenha acesso à informação e ao conhecimento para construir competências que farão parte das contribuições da sociedade na preservação do planeta.


REFERÊNCIAS:


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997, v.2.

http://meioambiente.culturamix.com/projetos/vida-sustentavel (Imagem)

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