EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Na sociedade atual, a ideia de sustentabilidade vem da
cultura em que estamos inseridos. Mudanças de comportamento precisam vir
acompanhadas de conhecimento. Conhecer nosso planeta, nossa natureza, nossas
reais necessidades de consumo, podem ser a base para mudar nossa visão de
mundo.
Ao mesmo tempo em que gostamos do conforto e das facilidades
que a tecnologia nos traz, também devemos pensar na sobrevivência do planeta.
Não é possível evitar o progresso, mas precisamos ter uma visão realista de
nossas necessidades usando os recursos naturais e tecnológicos de forma
inteligente, garantindo que estes recursos sejam explorados de forma coerente,
com sua manutenção e a preservação de todas as formas de vida.
Na história do mundo, as atividades humanas se desenvolveram
a partir dos recursos do meio ambiente, desde a descoberta do fogo à magnitude
tecnológica de uma usina hidrelétrica, que transforma um recurso natural tão
precioso como a água em fonte de energia. No entanto, estas fontes não são
inesgotáveis, o que envolve uma conscientização no manuseio destes recursos e
na construção de uma educação ambiental permanente.
Assim, pensamentos e atitudes que sejam protetoras do meio
ambiente devem embasar nosso olhar na análise das situações do cotidiano, onde
muitas vezes nossa intervenção pode fazer a diferença. O respeito ao ambiente
que nos cerca, aos saberes de um povo, sua percepção do mundo e da natureza
precisam estar pautados pela sustentabilidade.
Esta realidade deve ser trazida e discutida em sala de aula,
formar pessoas conscientes dos problemas ambientais e o papel de cada um na
preservação do meio ambiente precisa fazer parte dos currículos escolares, não
é mais possível dizer que o problema está em outro país, ele está do nosso
lado, no nosso bairro, fazendo parte de nossa realidade. De acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):
O conhecimento sobre como a natureza
se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com
fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de
forma mais consciente. São exemplos dessas questões: a manipulação gênica, os
desmatamentos, o acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão, o
destino dado ao lixo industrial, hospitalar e doméstico, entre muitas outras. (Brasil,
1997,p. 22)
Portanto, refletir, discutir, argumentar sobre os problemas
ambientais do planeta de forma dinâmica e prática, permite que o aluno se
posicione diante de assuntos atuais. É necessário,
então, que se tenha acesso à informação e ao conhecimento para construir
competências que farão parte das contribuições da sociedade na preservação do
planeta.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília:
MEC/SEF, 1997, v.2.
http://meioambiente.culturamix.com/projetos/vida-sustentavel (Imagem)
http://meioambiente.culturamix.com/projetos/vida-sustentavel (Imagem)
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