sexta-feira, 9 de dezembro de 2016




A HISTÓRIA DE CADA UM

Capa do disco de Almir Sater de 1992



“[...]
Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a chega
E no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser Feliz
[...]”





Como fala a música de Almir Sater e Renato Teixeira, Tocando em frente, cada um de nós compõe a sua história, que é construída ao longo da vida, com experiências boas e ruins que vivenciou, amigos e família com quem dividiu ou divide seu cotidiano, os lugares que visitou, ruas que morou, o trabalho que desenvolve, a forma como pratica a sua cidadania...

Por meio da história de vida de cada um, podemos conhecer seus valores, suas crenças, seus costumes e através deles saber suas referências culturais. Nosso país tem grande diversidade étnica e cultural, e conhecendo a história das pessoas, podemos cada vez mais valorizar e respeitar as diferenças, pois toda história tem valor.

Assim, este povo que fazemos parte, com toda a riqueza de sua cultura, é o protagonista da construção da história do país, do estado, ou município. Um povo que constrói e que pode refazer sua história, mas jamais apagar as lutas e as tradições que cultuam a natureza humana.

Portanto, todos nós produzimos história e somos capazes de transformar nossa realidade. A partir do momento que nos reconhecemos como sujeitos sociais, com autonomia de quem sabe o que quer, alicerçamos nossa democracia e constituímos um povo cidadão.


REFERÊNCIAS:

SATER, Almir;TEIXEIRA, Renato. Tocando em frente.
Em: Almir Sater. Almir Sater ao vivo. Columbia, Sony Music, 1992.Faixa 2.

https://http2.mlstatic.com/383-mcd-cd-1992-almir-sater-ao-vivo-sertanejo-D_NQ_NP_20926-MLB20200965610_112014-F.jpg (Imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário