![]() |
ESPAÇO E FORMA |
O pensamento lógico
matemático acontece gradualmente, e cada aluno tem seu tempo de aprendizagem. Para
que a aprendizagem se efetive é necessário que aconteça de forma gradativa. Através
de um processo de observação, o professor terá condições de respeitar a fase
que a criança está, adaptando atividades e processos de construção do
conhecimento.
Trabalhar com espaço e forma
em Matemática nos remete ao lúdico, à manipulação de objetos, à observação e
análise, ou seja, uma gama de situações que fortalece a construção dos conceitos
geométricos nos alunos.
A geometria envolve medida,
cálculo de área, construção de figuras etc. É importante que a criança tenha
contato com o objeto, passe do estágio da observação para o contato
experimental. Nesse espaço, a criança irá se apropriar do objeto, agir sobre
ele, construir suas estruturas mentais, e é nessas relações que se constitui a
ação matemática. Nas palavras de Smole e Diniz (2012, p.13):
Uma vez que a
compreensão matemática pode ser definida como a habilidade para representar uma
ideia matemática de múltiplas maneiras e fazer conexões entre as diferentes
representações dessa ideia, os materiais são uma das representações que podem
auxiliar na construção dessa rede de significados para cada noção matemática.
(SMOLE; DINIZ, 2012, p.13)
Desta forma, por estarmos
rodeados de espaço e forma, só precisamos explorá-los fazendo a criança se
localizar neles, manipulando os objetos e construindo as representações de suas
ideias. Assim, é fundamental trazer para o cotidiano escolar, situações que
oportunizem não a constatação das figuras e espaços, mas a construção de
habilidades que possibilitem a ação do aluno sobre o objeto de aprendizagem.
Portanto, é importante que
os conceitos de espaço e forma sejam trabalhados com materiais concretos desde
a educação infantil, pois facilitam a representação das ideias matemáticas e o
entendimento dos conteúdos mais complexos de geometria nas séries finais.
REFERÊNCIAS:
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Materiais
manipulativos para o ensino das Quatro Operações Básicas. São Paulo: Edições Mathema,
2012.
http://www.imagensgratis.blog.br/imagens/tangram-imagens (Imagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário