sábado, 17 de dezembro de 2016


ESPAÇO E FORMA

O pensamento lógico matemático acontece gradualmente, e cada aluno tem seu tempo de aprendizagem. Para que a aprendizagem se efetive é necessário que aconteça de forma gradativa. Através de um processo de observação, o professor terá condições de respeitar a fase que a criança está, adaptando atividades e processos de construção do conhecimento.
Trabalhar com espaço e forma em Matemática nos remete ao lúdico, à manipulação de objetos, à observação e análise, ou seja, uma gama de situações que fortalece a construção dos conceitos geométricos nos alunos.
A geometria envolve medida, cálculo de área, construção de figuras etc. É importante que a criança tenha contato com o objeto, passe do estágio da observação para o contato experimental. Nesse espaço, a criança irá se apropriar do objeto, agir sobre ele, construir suas estruturas mentais, e é nessas relações que se constitui a ação matemática. Nas palavras de Smole e Diniz (2012, p.13):

Uma vez que a compreensão matemática pode ser definida como a habilidade para representar uma ideia matemática de múltiplas maneiras e fazer conexões entre as diferentes representações dessa ideia, os materiais são uma das representações que podem auxiliar na construção dessa rede de significados para cada noção matemática. (SMOLE; DINIZ, 2012, p.13)

Desta forma, por estarmos rodeados de espaço e forma, só precisamos explorá-los fazendo a criança se localizar neles, manipulando os objetos e construindo as representações de suas ideias. Assim, é fundamental trazer para o cotidiano escolar, situações que oportunizem não a constatação das figuras e espaços, mas a construção de habilidades que possibilitem a ação do aluno sobre o objeto de aprendizagem.
Portanto, é importante que os conceitos de espaço e forma sejam trabalhados com materiais concretos desde a educação infantil, pois facilitam a representação das ideias matemáticas e o entendimento dos conteúdos mais complexos de geometria nas séries finais.

REFERÊNCIAS:

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Materiais manipulativos para o ensino das Quatro Operações Básicas. São Paulo: Edições Mathema, 2012.
http://www.imagensgratis.blog.br/imagens/tangram-imagens (Imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário