GEOGRAFIA: CONSTRUINDO IDENTIDADES SOCIAIS
A geografia escolar é o primeiro contato formal com a
ideia de localização, espaço, cartografia etc. É importante que este contato
seja construído de forma reflexiva e
significativa. O fazer pedagógico da geografia demanda criatividade e
planejamento, partindo da identidade social do aluno, seu lugar no mundo, suas
dúvidas e questionamentos. Nas palavras de Castrogiovanni; Costella (2015):
Utilizar de questionamentos que
instiguem a curiosidade dos alunos, contribuindo para a construção do saber da
ciência geográfica. Os questionamentos são formas de alfabetizar, são
colocações diferenciadas dos conteúdos estruturadas por caminhos diferentes,
são os alunos colocados em situações diferentes, que os desequilibrará, levando
com isso, a situações de aprendizagem. (CASTROGIOVANNI; COSTELLA, 2015)
Desta forma, trabalhando a partir das incertezas e
curiosidades dos alunos, a geografia se torna
mais concreta. O aluno é capaz de reconhecer seu lugar de pertencimento
como parte de um todo, de um território, sendo capaz de delimitar o espaço em que convive para, a partir de sua
realidade social, se localizar no mundo.
Então, a observação, a pesquisa, o trabalho de campo,
a análise cartográfica trazem para os
estudos geográficos, o entendimento necessário para que o aluno passe a
compreender as interações oportunizadas pelo espaço em que vive. É o momento da
construção da identidade geográfica, onde cultura, espaço e realidade compõem
conhecimentos que consistem na cidadania.
REFERÊNCIAS:
http://geografiaequipeacao.blogspot.com.br/2015/02/qual-importancia-de-se-estudar-geografia.html
(Imagem)
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