CONCEITOS MATEMÁTICOS NA VIDA
Nossa vida é norteada pela
matemática, datas, números de telefones, horários, prazos etc. Tudo isso está
incorporado no nosso dia a dia. Resolvemos problemas e situações cotidianas utilizando
conceitos matemáticos que foram desenvolvidos no decorrer da nossa vida. Com
nossos alunos não é diferente. O papel da escola neste processo é
contextualizar estas relações de forma interessante e próxima da realidade do
aluno. É importante que se construa as aprendizagens a partir das experiências
prévias dos alunos, o que construíram com as interações com o meio em que vivem
e de que forma estruturaram o pensamento lógico matemático. Conforme os Parâmetros
Curriculares Nacionais (1997):
Os alunos trazem para a escola conhecimentos, ideias e
intuições, construídos através das experiências que vivenciam em seu grupo
sociocultural. Eles chegam à sala de aula com diferenciadas ferramentas básicas
para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir. Além disso,
aprendem a atuar de acordo com os recursos, dependências e restrições de seu meio.
(Brasil, 1997, p. 25)
Desta forma, o professor, ao
conhecer o meio social dos alunos e suas experiências matemáticas, pode
direcionar suas ações de intervenção para que o aluno reflita sobre sua
realidade, sendo capaz de agir sobre ela.
Todo este processo encaminha a construção de relações para solucionar
problemas e fortalece a capacidade crítica e intelectual dos alunos.
Assim, ensinar matemática é respeitar
as experiências dos alunos, provocando questões que estimulem o pensamento
lógico e a experimentação de situações que promovam novos conhecimentos.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática.
Brasília: MEC/SEF, 1997, v.3.
Janaína
ResponderExcluirA citação que apresentaste bem interessante e penso que a escola deve priorizar as vivências dos alunos e seus conhecimentos com a matemática e o nosso papel é instigar e fazer relações para que aconteça a aprendizagem, também o concreto facilita o processo.
Tutora Luciane Machado.