ENSINO e PESQUISA
É inquestionável a
contribuição do ensino e da pesquisa no processo de aprendizagem em todos os
campos de estudos, sobretudo na contemporaneidade, onde grande parte do
conhecimento é construída a partir das experiências vivenciadas em ambiente
escolar. Assim, o êxito nos resultados a serem alcançados neste período se
relaciona diretamente com o trabalho desenvolvido no decorrer da trajetória de
estudos.
Nas práticas escolares o
ensino e a pesquisa, envolvem teoria e prática. A partir da união destes processos,
a formação da consciência histórica dos alunos se solidifica. O professor como
mediador deste processo deve atuar promovendo meios que
possibilite aos alunos o desenvolvimento e a solidificação de conceitos, para
que sejam capazes de relacionar o conteúdo trabalhado com seus cotidianos e com
suas vivências sociais, explorando sua memória e a cultura em que está
inserido. Nas palavras de Brodbeck (2009):
Para que os alunos desenvolvam atitudes críticas e
investigativas, é importante que o professor crie situações de aprendizagem em
que eles sejam capazes de se interessar e demonstrar curiosidade pelo mundo
social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo,
buscando informações e confrontando ideias. (BRODBECK, 2009, p. 21)
Desta forma, o professor com este
perfil, ao desenvolver o ensino de história, instiga os alunos a um pensar de
agente histórico, desenvolvendo interações que permitam ao aluno a relação com
seu mundo social, construindo sua cidadania e aprendizagem significativa.
REFERÊNCIAS:
BRODBECK, Marta de Souza Lima. O ensino de
História: um processo de construção permanente. Curitiba: Módulo Editora, 2009.
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