A CURIOSIDADE É UM COMEÇO...
A
criança no seu processo de descobertas, desenvolve naturalmente o
interesse pela Ciência. Com imaginação, observação e algumas
suposições as crianças encontram respostas muitas vezes lógicas,
mesmo sem conhecimento prévio.
Na
escola, o professor precisa explorar a curiosidade natural das
crianças e considerar sempre suas construções individuais para que
ela possa estabelecer relações entre fatos e conceitos. Nas
palavras de Piassi, Araujo (2012, p.16):
A ciência não é uma atividade isolada do mundo, nem
seu conhecimento é algo de interesse puramente escolar. A ciência
deve servir para que o aluno adquira uma compreensão do mundo à sua
volta capaz de ajudá-lo na formação de juízos e atitudes.
PIASSI, ARAUJO (2012, p. 16)
Desta
forma, através do ensino de ciências, deve ser oportunizado ao
aluno ferramentas para que ele desenvolva um pensamento crítico e
dinâmico, capaz de estabelecer inter-relações com a natureza, o
meio ambiente e seja capaz de olhar o mundo, agir sobre ele, de forma
atuante e positiva. Por outro lado, entender conceitos favorece a
aprendizagem de saberes práticos, onde a ciência é fundamental
para compor a leitura do mundo.
REFERÊNCIAS:
PIASSI,
L. P.; ARAUJO, P. T. A literatura infantil no ensino de Ciências:
propostas didáticas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. São
Paulo: Edições SM, 2012.
http://www.agendalx.pt/evento/workshop-ciencia-para-criancas#.V_mBGvkrLIU (Imagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário