EDUCAÇÃO DOS SURDOS
A educação dos
surdos perpassa pela dificuldade linguística. Para haver comunicação,
compreensão e aprendizagem, as barreiras da língua precisam ser superadas,
fortalecendo a identidade surda em nossas escolas.
A escola
regular não pode ignorar a importância do ensino de surdos, pois o objetivo da
escola precisa ser de possibilitar ao aluno seu pleno desenvolvimento. Para que
isto ocorra, o processo de inclusão precisa efetivamente acontecer, onde a
escola se reorganiza para atender não só o aluno surdo, mas todo aquele que
necessita de atendimento especializado.
A dificuldade
de comunicação na educação de surdos não é problema local, mas resultado de uma
educação padronizada, que esquece a diversidade, independente do país de
origem. Nas palavras de Karnopp (2013):
“No entanto,
aspectos como a falta de reconhecimento da língua de sinais, a carência de
educação bilíngue, a disponibilidade limitada de serviços de interpretação e a
generalizada desinformação da sociedade sobre a situação e as condições de vida
das pessoas surdas na maioria dos países mantêm esses sujeitos privados do
acesso a amplos setores da sociedade e do exercício da cidadania.” (KARNOPP, 2013)
Portanto, com
este olhar é preciso que a identidade cultural e linguística das pessoas surdas
sejam respeitadas, através de um trabalho de reconhecimento e aceitação da
sociedade, onde sejam ampliados não só os serviços de apoio, mas um acolhimento
profissional com oportunidades de desenvolvimento também nas escolas regulares.
REFERÊNCIAS:
http://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/10137/os-surdos-aprendem-melhor-nas-escolas
especiais-ou-regulares.aspx
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