sábado, 7 de maio de 2016

EDUCAÇÃO DOS SURDOS
A educação dos surdos perpassa pela dificuldade linguística. Para haver comunicação, compreensão e aprendizagem, as barreiras da língua precisam ser superadas, fortalecendo a identidade surda em nossas escolas.

A escola regular não pode ignorar a importância do ensino de surdos, pois o objetivo da escola precisa ser de possibilitar ao aluno seu pleno desenvolvimento. Para que isto ocorra, o processo de inclusão precisa efetivamente acontecer, onde a escola se reorganiza para atender não só o aluno surdo, mas todo aquele que necessita de atendimento especializado.

A dificuldade de comunicação na educação de surdos não é problema local, mas resultado de uma educação padronizada, que esquece a diversidade, independente do país de origem. Nas palavras de Karnopp (2013):

“No entanto, aspectos como a falta de reconhecimento da língua de sinais, a carência de educação bilíngue, a disponibilidade limitada de serviços de interpretação e a generalizada desinformação da sociedade sobre a situação e as condições de vida das pessoas surdas na maioria dos países mantêm esses sujeitos privados do acesso a amplos setores da sociedade e do exercício da cidadania.”           (KARNOPP, 2013)

Portanto, com este olhar é preciso que a identidade cultural e linguística das pessoas surdas sejam respeitadas, através de um trabalho de reconhecimento e aceitação da sociedade, onde sejam ampliados não só os serviços de apoio, mas um acolhimento profissional com oportunidades de desenvolvimento também nas escolas regulares.

REFERÊNCIAS:


http://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/10137/os-surdos-aprendem-melhor-nas-escolas especiais-ou-regulares.aspx

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