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Trabalhando com Projetos |
A
construção do conhecimento em sala de aula requer planejamento. O
professor deve proporcionar ao aluno situações que façam com que
ele desenvolva questionamentos, adapte o novo ao já existente,
crie desequilíbrio e tenha
necessidade de se modificar em função da nova situação.
A
aprendizagem acontece todos os dias e a todo o momento. Por isso, é
importante que seja oferecido aos alunos momentos de interação, com
oportunidades de desenvolver o olhar crítico sobre as informações,
bem como uma reflexão sobre a aprendizagem, para que a mesma seja
transformada em saber concreto. Segundo ZABALA(1998):
“Será
necessário oportunizar situações em que os alunos participem cada
vez mais intensamente na resolução das atividades e no processo de
elaboração pessoal, em vez de se limitar a copiar e reproduzir
automaticamente as instruções ou explicações dos professores. Por
isso, hoje o aluno é convidado a buscar, descobrir, construir,
criticar, comparar, dialogar, analisar, vivenciar o próprio processo
de construção do conhecimento.” (ZABALLA, 1998)
Para
que haja esta vivência e
interatividade entre aluno e
professor a inserção de projetos de pesquisa em sala de aula, é
uma ferramenta de trabalho, onde, partindo da participação dos
alunos, de suas experiências e questionamentos é possível
desenvolver conhecimentos que tenham significado no seu cotidiano.
O
trabalho com projetos pode ser contínuo e permanente. A construção
de suas etapas provoca uma evolução nos conhecimentos dos alunos
instigando sua curiosidade para o assunto, já que a escolha do tema
partiu do grupo.
Desta
forma, o trabalho com projetos é uma forma de repensar o ensino,
trazendo à luz questões que em vários momentos são esquecidas no
cotidiano escolar. A contextualização, a reflexão, a dinâmica em
sala de aula deve ser a base para que a motivação do aprender
transforme o saber compartimentado na satisfação do aprender.
REFERÊNCIAS:
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