domingo, 15 de maio de 2016

Trabalhando com Projetos

A construção do conhecimento em sala de aula requer planejamento. O professor deve proporcionar ao aluno situações que façam com que ele desenvolva questionamentos, adapte o novo ao já existente, crie desequilíbrio e tenha necessidade de se modificar em função da nova situação.
A aprendizagem acontece todos os dias e a todo o momento. Por isso, é importante que seja oferecido aos alunos momentos de interação, com oportunidades de desenvolver o olhar crítico sobre as informações, bem como uma reflexão sobre a aprendizagem, para que a mesma seja transformada em saber concreto. Segundo ZABALA(1998):

Será necessário oportunizar situações em que os alunos participem cada vez mais intensamente na resolução das atividades e no processo de elaboração pessoal, em vez de se limitar a copiar e reproduzir automaticamente as instruções ou explicações dos professores. Por isso, hoje o aluno é convidado a buscar, descobrir, construir, criticar, comparar, dialogar, analisar, vivenciar o próprio processo de construção do conhecimento.” (ZABALLA, 1998)

Para que haja esta vivência e interatividade entre aluno e professor a inserção de projetos de pesquisa em sala de aula, é uma ferramenta de trabalho, onde, partindo da participação dos alunos, de suas experiências e questionamentos é possível desenvolver conhecimentos que tenham significado no seu cotidiano.
O trabalho com projetos pode ser contínuo e permanente. A construção de suas etapas provoca uma evolução nos conhecimentos dos alunos instigando sua curiosidade para o assunto, já que a escolha do tema partiu do grupo.
Desta forma, o trabalho com projetos é uma forma de repensar o ensino, trazendo à luz questões que em vários momentos são esquecidas no cotidiano escolar. A contextualização, a reflexão, a dinâmica em sala de aula deve ser a base para que a motivação do aprender transforme o saber compartimentado na satisfação do aprender.


REFERÊNCIAS:

ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.


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