sábado, 1 de dezembro de 2018


A REALIDADE NA PESQUISA


Falar de ensino, é falar de pesquisa. Nós, educadores, precisamos construir nossa prática a partir de uma pesquisa, uma investigação da nossa sala de aula na escola e de nossos alunos. A nossa realidade precisa fazer parte de nossa investigação, pois é dela que iremos tirar subsídios para uma intervenção junto a nossos alunos.

É importante destacar que, enquanto professores, não podemos ser meros reprodutores de currículos prontos. Nosso trabalho em sala de aula é formativo, abrangendo aspectos políticos, sociais e afetivos. O planejamento pedagógico com base na pesquisa pode trazer uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizagem, deixando-nos mais preparados para conduzir os alunos na construção do saber.

Com este enfoque de reflexão, destaco a postagem Ensino e Pesquisa do meu Portfólio de Aprendizagens (blog) em que sinalizo o inquestionável valor da pesquisa no processo de ensinar. Na época desta postagem, estava nos semestres iniciais do curso de Pedagogia da UFRGS, mas já evidenciava o quanto é essencial aliar pesquisa com planejamento, visto que toda teoria precisa de uma aplicação para ser referendada. Todo este estudo acabou se tornando uma rotina agregada ao planejamento das minhas aulas, favorecendo tanto a organização do meu estágio atual quanto a compreensão das minhas ações como professora. Nas palavras de Pádua (1996, p.29):

Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações. (PÁDUA, 1996, p.29).

Desta forma, a pesquisa só nos enriquece, consolidando nosso caminho pedagógico e diversificando nossas oportunidades de crescimento profissional. Portanto, a partir do conhecimento é que podemos intervir, interagir, modificar a nossa sala de aula e a realidade de nossos alunos, estimulando sua curiosidade e desejo de aprender.

REFERÊNCIAS:

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico prática. Campinas: Papirus, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário