sábado, 8 de dezembro de 2018



Na realidade da sala de aula de hoje, percebemos as dificuldades que são enfrentadas em construir com os alunos uma aprendizagem matemática significativa. Fica cada vez mais evidente a necessidade de construir estratégias para escapar de uma aprendizagem mecânica.

A dificuldade de muitos alunos de progredir nesta disciplina advém, muitas vezes, da distância que o conteúdo tem do seu cotidiano. A matemática ensinada de maneira tradicional e teórica acarreta prejuízos, pois nem todos os alunos constroem o conhecimento da mesma forma, precisando de intervenções mais práticas e próximas de suas realidades.

Uma forma de trabalhar o conteúdo e as dificuldades dos alunos é oportunizar para eles atividades lúdicas. Neste contexto, os jogos matemáticos podem ser um recurso que ultrapasse as dificuldades dos alunos, fazendo com que o interesse pela dinâmica da atividade favoreça a compreensão dos conteúdos.

Sobre esta estratégia de aprendizagem, a postagem O jogo e a Aprendizagem Matemática, componente do meu portfólio de aprendizagem (blog), corrobora com este tema, ao trazer à luz a importância do jogo como recurso de aprendizagem e interação social, principalmente na disciplina de matemática. Sobre a função dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem matemática, Borin (1996, p.53) fala:

Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos estudantes que temem a Matemática e sentem-se incapacitados de aprendê-la. Dentro da situação do jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem. (BORIN, 1996, p.53).

Então, oportunizar jogos na rotina da sala de aula desperta o interesse dos alunos, pois os desafia a inventar coisas, criar estratégias, reconstruir objetos, estabelecer relações com situações reais, ou seja, é um campo fértil de aprendizagens significativas e potencialização de habilidades.

REFERÊNCIAS:

BORIN, Júlian. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 6. ed. São Paulo: IME-USP, 1996.

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