sábado, 9 de dezembro de 2017


MÚLTIPLAS APRENDIZAGENS

Este semestre nos fez repensar nossos valores como pessoa e principalmente profissionais. Conviver com as diferenças em qualquer ambiente, para todos os envolvidos no processo, não é fácil. Mas nós professores temos um papel muito importante, pois nós é que vamos conduzir este processo em nossas salas de aula.

A interdisciplina de Seminário Integrador nos colocou no papel de observadoras e pesquisadoras da forma como nos relacionamos com as diferenças em nossa vida e de como trabalhamos com elas no cotidiano escolar. Ter um novo olhar no dia a dia da escola e reconhecer casos de preconceito não foi fácil, pois nos obrigou de certa forma a ver algo que antes eram invisíveis em nossas escolas.

Ao longo das atividades, através das pesquisas que realizamos, refletimos ao estudarmos as referências bibliográficas e estabelecermos certezas e dúvidas, o que foi consolidado pela interação com as práticas pedagógicas. Quanto à discriminação racial, tema tratado ao longo do semestre, há necessidade de uma atenção especial, visto que muitas vezes ela não é explícita no nosso cotidiano, exigindo uma abordagem reflexiva e humanizada de todos os envolvidos. Quando o professor oportuniza esta abordagem com seus alunos, ele será capaz de perceber distorções, ou seja, manifestações veladas ou não de discriminação ou preconceito com o outro. Conforme as politicas educacionais que reconhecem a diversidade étnico-racial (Brasil, 2006, p. 23):

Um olhar atento para a escola capta situações que configuram de modo expressivo atitudes racistas. Nesse espectro, de forma objetiva ou subjetiva, a educação apresenta preocupações que vão do material didático-pedagógico à formação de professores. (BRASIL, 2006, p.23).

Então, neste semestre, as relações estabelecidas entre as interdisciplinas oportunizadas pelas atividades do Seminário integrador confirmaram que a sala de aula, ou melhor, toda escola, é um espaço agregador de pessoas diversas, o que enriquece as relações e as possibilidades de aprendizagens multiculturais. 



REFERÊNCIAS:

BRASIL. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-raciais. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: MEC, SECAD, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário