MÚLTIPLAS APRENDIZAGENS
Este semestre nos fez
repensar nossos valores como pessoa e principalmente profissionais. Conviver
com as diferenças em qualquer ambiente, para todos os envolvidos no processo,
não é fácil. Mas nós professores temos um papel muito importante, pois nós é que
vamos conduzir este processo em nossas salas de aula.
A interdisciplina de
Seminário Integrador nos colocou no papel de observadoras e pesquisadoras da
forma como nos relacionamos com as diferenças em nossa vida e de como
trabalhamos com elas no cotidiano escolar. Ter um novo olhar no dia a dia da
escola e reconhecer casos de preconceito não foi fácil, pois nos obrigou de
certa forma a ver algo que antes eram invisíveis em nossas escolas.
Ao
longo das atividades, através das pesquisas que realizamos, refletimos ao
estudarmos as referências bibliográficas e estabelecermos certezas e dúvidas, o
que foi consolidado pela interação com as práticas pedagógicas. Quanto à
discriminação racial, tema tratado ao longo do semestre, há necessidade de uma
atenção especial, visto que muitas vezes ela não é explícita no nosso
cotidiano, exigindo uma abordagem reflexiva e humanizada de todos os envolvidos.
Quando o professor oportuniza esta abordagem com seus alunos, ele será capaz de
perceber distorções, ou seja, manifestações veladas ou não de discriminação ou
preconceito com o outro. Conforme as politicas educacionais que reconhecem a
diversidade étnico-racial (Brasil, 2006, p. 23):
Um
olhar atento para a escola capta situações que configuram de modo expressivo
atitudes racistas. Nesse espectro, de forma objetiva ou subjetiva, a educação
apresenta preocupações que vão do material didático-pedagógico à formação de
professores. (BRASIL, 2006, p.23).
Então,
neste semestre, as relações estabelecidas entre as interdisciplinas
oportunizadas pelas atividades do Seminário integrador confirmaram que a sala de aula, ou melhor, toda escola, é um espaço agregador de
pessoas diversas, o que enriquece as relações e as possibilidades de
aprendizagens multiculturais.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Orientações e Ações
para Educação das Relações Étnico-raciais. Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: MEC,
SECAD, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário