sábado, 16 de dezembro de 2017



FINALIZANDO O SEMESTRE

Chegamos ao final de mais um semestre, cheio de aprendizagens que nos desacomodaram e nos levaram a repensar nossas estratégias, nossos métodos e caminhos para  mediar a construção do conhecimento de nossos alunos.

Na etapa final, a preparação para o Workshop, com a construção da síntese reflexiva, nos deu a visão geral de nossa caminhada. Etapas vencidas, dificuldades, falta de tempo, cansaço, situações que se tornaram degraus para que nos sentíssemos capazes de fechar um ciclo com sucesso e motivação.

Cada vez mais nossas aprendizagens no PEAD nos levam pelos  caminhos da pesquisa e da experimentação, onde encontramos desafios  que  nos possibilitam repensar nossas vivências e nossas práticas. Nas palavras de Miranda (2006, p.132)

O professor reflexivo é, pois, fundamentalmente, um professor investigador, pois ele e só ele é capaz de examinar sua prática, identificar seus problemas, formular hipóteses, questionar seus valores, observar o contexto institucional e cultural ao qual pertence, participar do desenvolvimento curricular, assumir a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional e fortalecer as ações em grupo. (Zeichner e Liston, apud Geraldi, Messias e Guerra, apud Miranda 2006, p. 132)

Portanto, cabe a nós, alunas do PEAD, colocar em prática nossas experiências no curso para contextualizar nossas aprendizagens e assim, no dia a dia da sala de aula, valorizar as trocas com nossos alunos.

REFERÊNCIAS:

MIRANDA, Marília G. de. O Professor Pesquisador e Sua Pretensão de Resolver a Relação Entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores. In: O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 5 ed, 2006.

http://gestaodoprojeto.com.br/site/destaques/descer-no-escorregador-e-o-que-nos-faz-subir-varias-vezes-a-mesma-escada/ (Imagem) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário