quinta-feira, 19 de outubro de 2017


PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Enquanto educadores, precisamos conhecer as teorias para construir a nossa prática pedagógica, onde estas concepções não são limites, mas orientações para descobrirmos o potencial dos nossos alunos. Nas palavras de Becker, F. e Marques, T.(2012): “[...] a idade não será suficiente para nos dizer se um indivíduo se encontra em um ou outro período de desenvolvimento. Isso será possível mediante o conhecimento da maneira  como lida com a realidade, interna ou externa.”

No entanto, é importante que os professores desenvolvam ações pedagógicas  adequadas a cada idade,  para gerar o desequilíbrio necessário nos saberes já estabelecidos, provocando a acomodação de novas informações e solidificando a construção do conhecimento.

Aprendendo se transforma o mundo e, por consequência, nós mesmos. Não é qualquer aprendizagem que faz sentido, somente a aprendizagem que se prolonga em desenvolvimento, consolidada pela acomodação. Desta forma, o sujeito precisa construir e inventar, não receber pronto e repetir comportamentos. O ensino existe, mas o processo de aprendizagem precisa ser ativo e espontâneo.

Portanto, acreditar que o processo de aprendizagem é um processo reconstrutivo, a partir da interação entre o sujeito e o objeto, faz repensar o erro e torna o método pedagógico ativo. Desta forma, o professor precisa gerar perguntas que desacomode o aluno, estabelecendo, assim, o processo de aprendizagem.

REFERÊNCIAS:

BECKER, F.; MARQUES, T. Estádios do desenvolvimento. In: BECKER, F. Educação e construção do conhecimento, 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.


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