PROCESSOS
DE APRENDIZAGEM
Enquanto educadores,
precisamos conhecer as teorias para construir a nossa prática pedagógica, onde
estas concepções não são limites, mas orientações para descobrirmos o potencial
dos nossos alunos. Nas palavras de Becker, F. e Marques, T.(2012): “[...] a
idade não será suficiente para nos dizer se um indivíduo se encontra em um ou
outro período de desenvolvimento. Isso será possível mediante o conhecimento da
maneira como lida com a realidade,
interna ou externa.”
No entanto, é importante que
os professores desenvolvam ações pedagógicas
adequadas a cada idade, para
gerar o desequilíbrio necessário nos saberes já estabelecidos, provocando a
acomodação de novas informações e solidificando a construção do conhecimento.
Aprendendo se transforma o
mundo e, por consequência, nós mesmos. Não é qualquer aprendizagem que faz
sentido, somente a aprendizagem que se prolonga em desenvolvimento, consolidada
pela acomodação. Desta forma, o sujeito precisa construir e inventar, não receber
pronto e repetir comportamentos. O ensino existe, mas o processo de
aprendizagem precisa ser ativo e espontâneo.
Portanto, acreditar que o
processo de aprendizagem é um processo reconstrutivo, a partir da interação
entre o sujeito e o objeto, faz repensar o erro e torna o método pedagógico
ativo. Desta forma, o professor precisa gerar perguntas que desacomode o aluno,
estabelecendo, assim, o processo de aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
BECKER, F.; MARQUES, T.
Estádios do desenvolvimento. In: BECKER, F. Educação e construção do conhecimento, 2ª ed. Porto Alegre: Artmed,
2012.
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