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na Escola |
A escola é um local de
diversidade, sendo assim é um ambiente ideal para as reflexões e os debates
sobre ética. Dentro deste contexto, o Professor tem um papel fundamental. O aluno já traz seus
valores formados, e nem sempre esses valores são positivos, muitas vezes devido
às experiências que ele vive em seu núcleo social. Nas palavras de Severino (2011):
Os educandos já chegam à escola
plenamente envolvidos por uma moral, ou seja, acolhem e aplicam em seu agir
aqueles valores consagrados pelo seu grupo social, da família aos grupos mais
amplos. Essa moral se propaga espontaneamente mediante processos interativos do
convívio humano. (Severino, 2011)
A partir desta bagagem dos
alunos, o Professor precisa exercer o seu papel de conduzir um processo de
reflexão, de questionamento para que, através da construção de um pensamento
ético, ele consiga mudar sua realidade. A neutralidade e a sensibilidade devem
permear as intervenções do educador, fazendo com que o aluno entenda que
existem outros valores além daqueles que ele construiu.
Nesta construção, o aluno deve
ser levado a vivenciar experiências onde a ética está presente nas relações. O ambiente em sala de aula também
pode proporcionar debates críticos e construtivos das relações sociais
desencadeando ações que leve o aluno a pensar sobre sua conduta e dos outros.
Portanto, a escola como um todo, no seu processo de aprendizagem, precisa estimular atitudes éticas e priorizar o diálogo nas
mais diferentes situações , não só nos problemas da escola mas também da
comunidade onde estão inseridos. O cotidiano escolar está repleto de questões
éticas que podem ser exploradas por todos os segmentos da escola, transformando
caminhos para, com o esforço de cada um, desencadear atitudes éticas por todas
as esferas da sociedade.
REFERÊNCIAS:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2192200/mod_resource/content/1/texto%20forma%C3%A7%C3%A3o%20e%20atua%C3%A7%C3%A3o%20dos%20professores.pdf
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