quarta-feira, 11 de outubro de 2017

na Escola


A escola é um local de diversidade, sendo assim é um ambiente ideal para as reflexões e os debates sobre ética. Dentro deste contexto, o Professor tem  um papel fundamental. O aluno já traz seus valores formados, e nem sempre esses valores são positivos, muitas vezes devido às experiências que ele vive em seu núcleo social. Nas palavras de Severino (2011):

Os educandos já chegam à escola plenamente envolvidos por uma moral, ou seja, acolhem e aplicam em seu agir aqueles valores consagrados pelo seu grupo social, da família aos grupos mais amplos. Essa moral se propaga espontaneamente mediante processos interativos do convívio humano. (Severino, 2011)

A partir desta bagagem dos alunos, o Professor precisa exercer o seu papel de conduzir um processo de reflexão, de questionamento para que, através da construção de um pensamento ético, ele consiga mudar sua realidade. A neutralidade e a sensibilidade devem permear as intervenções do educador, fazendo com que o aluno entenda que existem outros valores além daqueles que ele construiu.

Nesta construção, o aluno deve ser levado a vivenciar experiências onde a ética está presente  nas relações. O ambiente em sala de aula também pode proporcionar debates críticos e construtivos das relações sociais desencadeando ações que leve o aluno a pensar sobre sua conduta e dos outros.

Portanto, a escola como um todo,  no seu processo de aprendizagem, precisa estimular  atitudes éticas e priorizar o diálogo nas mais diferentes situações , não só nos problemas da escola mas também da comunidade onde estão inseridos. O cotidiano escolar está repleto de questões éticas que podem ser exploradas por todos os segmentos da escola, transformando caminhos para, com o esforço de cada um, desencadear atitudes éticas por todas as esferas da sociedade.


REFERÊNCIAS:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2192200/mod_resource/content/1/texto%20forma%C3%A7%C3%A3o%20e%20atua%C3%A7%C3%A3o%20dos%20professores.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário