sábado, 2 de setembro de 2017



FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESPAÇO ESCOLAR

A formação continuada do professor faz parte da construção de um profissional dinâmico e atualizado, oferecendo ao docente uma alternativa de crescimento. Na formação da escola, no ambiente profissional, é que os professores enfrentam e resolvem seus problemas, elaboram e modificam procedimentos, unindo o grupo em um mesmo objetivo, a qualidade do ensino.

Como forma de enriquecer a formação profissional dos professores, um projeto Formação Continuada, baseado nas reais necessidades dos educadores, tem como finalidade direcionar os estudos para a formação dos professores em um contexto reflexivo, de construção e troca.

A finalidade de se direcionar estudos contínuos para a formação de professores, é tanto para aprimorar, como para tentar suprir as dificuldades encontradas na área da docência. A troca de experiências, o estudo, a pesquisa, procuram reestruturar a natureza das atividades docentes, e encarar os professores como intelectuais e transformadores, capazes de despertar no educando o espírito criativo e reflexivo necessário para a construção do conhecimento.

A respeito do contexto em questão, a escola tem o papel de eixo estrutural, comprometendo-se com a mudança e a transformação social, onde os educadores tenham autonomia e liberdade para construir sua identidade profissional, possam refletir sobre a ação, relacionando seus conhecimentos teóricos e interagindo com o grupo no espaço da escola e no projeto de formação continuada. De acordo com Freire (1996, p.18):

Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão crítica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prática. (FREIRE, 1996, p. 18).

Assim, é visível a necessidade dos educadores em buscar conhecimentos através da formação. Neste aspecto a formação continuada tem papel relevante como base de fundamentação teórica, associando teoria e prática. Repensando o ensino, surge a importância de uma participação que não se esgota no nível profissional, onde o professor é o agente mediador do processo de ensino e aprendizagem.

Ressignificar a realidade também faz parte do processo de formação continuada, pois é necessário que neste âmbito de discussão se tenha como base a realidade onde a escola está inserida, embasando os projetos no contexto sócio-político cultural em que a comunidade vive, respeitando suas especificidades e contexto próprio.

Assim, para relacionar as atividades pedagógicas com a realidade do educando, a escola e seus profissionais devem valorizar o indivíduo, sua história, sua cultura e seu jeito de ver o mundo pelos olhos de sua realidade.

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.



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