FORMAÇÃO
CONTINUADA NO ESPAÇO ESCOLAR
A formação continuada do professor faz parte
da construção de um profissional dinâmico e atualizado, oferecendo ao docente
uma alternativa de crescimento. Na formação da escola, no ambiente
profissional, é que os professores enfrentam e resolvem seus problemas,
elaboram e modificam procedimentos, unindo o grupo em um mesmo objetivo, a
qualidade do ensino.
Como forma de enriquecer a formação
profissional dos professores, um projeto Formação Continuada, baseado nas reais
necessidades dos educadores, tem como finalidade direcionar os estudos para a
formação dos professores em um contexto reflexivo, de construção e troca.
A finalidade de se direcionar estudos
contínuos para a formação de professores, é tanto para aprimorar, como para
tentar suprir as dificuldades encontradas na área da docência. A troca de
experiências, o estudo, a pesquisa, procuram reestruturar a natureza das
atividades docentes, e encarar os professores como intelectuais e
transformadores, capazes de despertar no educando o espírito criativo e
reflexivo necessário para a construção do conhecimento.
A respeito do contexto em questão, a escola
tem o papel de eixo estrutural, comprometendo-se com a mudança e a
transformação social, onde os educadores tenham autonomia e liberdade para
construir sua identidade profissional, possam refletir sobre a ação,
relacionando seus conhecimentos teóricos e interagindo com o grupo no espaço da
escola e no projeto de formação continuada. De acordo com Freire (1996, p.18):
Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento
fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a
prática ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. O próprio discurso
teórico, necessário à reflexão crítica, tem de ser de tal modo concreto que
quase se confunda com a prática. (FREIRE, 1996, p. 18).
Assim, é visível a necessidade dos educadores
em buscar conhecimentos através da formação. Neste aspecto a formação
continuada tem papel relevante como base de fundamentação teórica, associando
teoria e prática. Repensando o ensino, surge a importância de uma participação
que não se esgota no nível profissional, onde o professor é o agente mediador
do processo de ensino e aprendizagem.
Ressignificar a realidade também faz parte do
processo de formação continuada, pois é necessário que neste âmbito de
discussão se tenha como base a realidade onde a escola está inserida, embasando
os projetos no contexto sócio-político cultural em que a comunidade vive,
respeitando suas especificidades e contexto próprio.
Assim, para relacionar as atividades
pedagógicas com a realidade do educando, a escola e seus profissionais devem
valorizar o indivíduo, sua história, sua cultura e seu jeito de ver o mundo
pelos olhos de sua realidade.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1996.
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