sábado, 9 de setembro de 2017



Falando de cor na escola

O tema das relações étnico-raciais na escola é muito amplo, mas permite algumas aproximações, inclusive o de como nos relacionarmos com as diferenças no ambiente escolar. Ao refletirmos com a turma estes temas, podemos desenvolver satisfatoriamente suas identidades, pois permitimos que se reconheçam e que abram espaço para conviver com o novo e/ou diferente.

Através de experiências educativas, podemos oportunizar uma formação mais tolerante nas crianças, construindo uma cultura de paz oriunda de uma convivência multicultural. Nas palavras de Silva (2011, p.31):  “Desta forma, vamos confirmar o que há muito aprendemos, ou seja, que ensinar e aprender implicam convivência. O que acarreta conflitos e exige confiança, respeito, não confundidos com mera tolerância.”

Ao falarmos em confiança, é possível perceber nos comentários dos alunos no dia a dia da escola o quanto a convivência diária pode criar laços de amizade que facilitam a aceitação de todos.

Assim, todos os alunos devem ser protagonistas  de experiências educacionais que valorizem os diversos tipos de culturas, para que, ao debaterem seus conflitos, “a cor de pele” não seja uma fonte de preconceito na escola, visto que há alunos com cor de pele diferente entre eles. A cor da pele precisa ser vista como um fortalecimento da igualdade, pois a escola com seu potencial transformador deve ser o apoio para que o aluno construa uma justa imagem de si mesmo, com diálogo e consciência de seu potencial.

Portanto, refletir com os alunos sobre suas identidades, é papel da escola, já que é ela, o espaço social que eles têm para construir o respeito às diferenças e a aceitação, tanto da sua etnia quanto a dos outros.


REFERÊNCIAS:

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. In: FONSECA, M.V.; SILVA, C.M.N. da; FERNANDES, A.B. (organizadores). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.                                                                                           

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