Garantir a educação do campo é
assegurar que a cultura local se fortaleça, valorizando sua história e a
importância para a sociedade do povo que vive na zona rural. A escola do campo
não pode ser simplesmente uma instituição localizada no campo, com características
rurais, mas sim uma escola com pedagogia questionadora que leve o sujeito a
pensar seu lugar no mundo, construindo junto ao aluno um processo de
humanização e reafirmação autônoma da
sua função social.
A educação do campo precisa fazer parte dos temas
de debate sobre a educação. Ela não pode ser esquecida, pois forma pessoas, com
ideias, sonhos e inúmeras carências que muitas vezes ficam em segundo plano.
Uma escola do campo precisa promover a afirmação dos valores e da identidade do
povo da região. Nas palavras de Arroyo; Caldart ; Molina (2004):
A escola pode ser um lugar
privilegiado de formação, de conhecimento e cultura, valores e identidades das
crianças, adolescentes, jovens e adultos. Não para fechar-lhes horizontes, mas
para abri-los ao mundo desde o campo, ou desde o chão em que pisam. Desde suas
vivências, sua identidade, valores e culturas, abrir-se ao que há de mais
humano e avançado no mundo. (ARROYO;
CALDART; MOLINA, 2004, p. 14).
Para se estabelecer estas
relações, há necessidade que se busque as especificidades, mais além do que
programas e conteúdos podem chegar. Quanto mais profundo o envolvimento de
educadores e educandos neste processo de ensino, mais forte a teoria e a
prática poderão andar juntas, com análise das realidades, consolidando saberes
necessários à identificação das lutas e organização de um povo. No caso de uma escola camponesa, a
mobilização continua viva e produtiva, pois seus protagonistas valorizam suas
raízes e fazem da cultura local embasamento para combinar com as culturas
paralelas que se integram na constituição da sociedade.
REFERÊNCIAS:
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.;
MOLINA, M. C. Apresentação. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C.
(Orgs). Por uma educação do campo.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
Olá Janaína,
ResponderExcluirMuito bom teu texto, um tempo pouco abordado. O que te levou a escrever sobre a escola do campo?
Att,
Tutora Rocheli
Oi Rocheli,
ResponderExcluirA escola que trabalho há 14 anos e que fui Diretora por seis anos e atualmente atuo, além de professora como Vice-diretora é do campo. São experiências que vivenciei ao longo do tempo, portanto este tema está sempre presente em minha vida.