domingo, 21 de maio de 2017

CONTINUANDO AS ETAPAS DO
PROJETO DE APRENDIZAGEM

Refletindo sobre o desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem, tarefa proposta pela interdisciplina  Projeto Pedagógico em Ação, as etapas que estamos percorrendo com os alunos, no meu caso, os da 3ª série do Ensino Fundamental , consolida nossos estudos de que  o trabalho com projetos oportuniza uma percepção global da realidade. Cada vez mais estas experiências pedagógicas nos instrumentalizam a contribuir com a autonomia dos alunos, acompanhando a pesquisa de informações e a sua transformação em conhecimentos significativos.

Da questão de investigação à identificação tanto das dúvidas temporárias quanto das certezas provisórias, os alunos vêm diversificando suas ações e nossa caminhada tem sido muito rica. Estamos na etapa da construção do Mapa Conceitual com as descobertas dos grupos envolvendo questões sobre saúde e higiene.


Ao mesmo tempo, com este trabalho, percebemos a escola aberta às relações sociais. Quando a criança busca elementos de sua realidade e os articula com os elementos da escola, inclui os professores nestas interações e caracteriza uma interdisciplinaridade natural e autêntica. Nas palavras de Porto; Porto (2012):

O processo e o produto do projeto propiciam as interações entre os alunos, tornando-se propriedade do grupo do grupo que dele participa e sendo incorporados às vivências da turma. Durante o desenrolar  de um projeto, a cumplicidade de propósitos entre os alunos e o professor faz com que o ambiente de trabalho se torne mais enriquecedor, pois cada um passa a contribuir com suas aptidões. (PORTO; PORTO, 2012, p. 42).

Esta cumplicidade de propósitos entre os alunos acaba surgindo espontaneamente, desde que o professor faça intervenções para manter o contexto da aprendizagem e incentive os alunos a falar sobre suas descobertas. Continuaremos, então, nesta caminhada, procurando planejar procedimentos que favoreçam a prática dos projetos como estratégia de ensino.


REFERÊNCIAS:


PORTO, Lízia; PORTO, Amélia. Ensinar ciências da natureza por meio de projetos. Belo Horizonte: Rona, 2012.

Um comentário:

  1. Olá Janaina!
    Que bom que o projeto está tendo sucesso.
    Att,
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir